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Com apoio da Fapemat, alunos de escola estadual desenvolvem projeto de empreendedorismo e economia sustentável

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O Programa Pesquisa e Inovação na Escola (PIE) lançado ano passado (2022) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) tem alcançado resultados promissores. O programa busca incentivar a realização de projetos de pesquisas científicas e inovação tecnológica em escolas da Rede Estadual de Mato Grosso.

Um projeto que se destacou na primeira edição foi o desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Padre João Panarotto, localizada no bairro CPA IV, em Cuiabá. Sob a coordenação da professora Luzia Cardoso Neves, os estudantes se dedicaram ao projeto intitulado “Empreendedorismo, economia sustentável”. Utilizando materiais descartáveis e reciclados, eles produziram artesanatos, peças decorativas e souvenirs, explorando o uso de madeiras, plásticos e vidros.

Luzia ressaltou a importância das bolsas do programa para o sucesso do projeto. Conforme ela, o apoio financeiro e o incentivo fornecido pelas bolsas foram fundamentais para o apoio às pesquisas. Ela enfatizou que, embora o projeto possa parecer pequeno, ele estimulou de maneira notável a criatividade dos envolvidos, gerando maior interesse pela busca do conhecimento”.

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Anteriormente, a professora acreditava que todas as pesquisas deveriam ser realizadas na universidade, porém, segundo ela, sua visão mudou ao perceber o potencial da escola como meio de divulgação e alcance de um público maior. “Os alunos se tornam multiplicadores, disseminando o conhecimento adquirido e se tornando agentes de mudança em suas comunidades. Investir em educação é o primeiro passo para qualquer iniciativa”, destacou.

Quanto ao futuro do projeto, a professora mencionou que os alunos estão entusiasmados com a experiência e têm planos de expansão, explorando o uso da madeira, o plástico, além do papelão e do vidro, com metas de ampliar a produção envolvendo a comunidade no projeto.

O presidente da Fapemat, Marcos de Sá, enfatizou o papel transformador dos alunos ao se envolverem com projetos de pesquisa. Ele destacou que os estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento, impactando positivamente a comunidade escolar. “Ao incentivar a educação e a pesquisa desde a base, a Fapemat está construindo uma dinâmica sólida para o desenvolvimento futuro”, ressaltou Marcos de Sá.

Os resultados do Programa Pesquisa e Inovação na Escola demonstram a importância de investir na formação dos alunos desde cedo, promovendo a pesquisa científica e o empreendedorismo nas escolas públicas de Mato Grosso”.

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Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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