Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Comércio de Cuiabá e VG não pode funcionar na Sexta-feira Santa

Publicados

MATO GROSSO

O comércio de Cuiabá  e Várzea Grande não irá funcionar no feriado da Sexta-feira da Paixão (29), conforme divulgou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT). A Prefeitura da Capital já decretou ponto facultativo. Já as demais instituições, como bancos e Correios, também não irão funcionar nas duas cidades, retornando com as atividades no dia 1° de abril, segunda-feira.

O comércio é proibido de abrir na data, como consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento assinado entre os sindicatos patronais e o laboral, dos funcionários, com mediação da Fecomércio. Bancos e Correios também devem seguir a mesma regulamentação.

Já com relação ao funcionamento do comércio nas demais cidades do Estado, a Federação lembra que devem ser observadas as obrigações previstas nas convenções coletivas de trabalho que abrangem o respectivo município de atuação.

Órgãos públicos

A Prefeitura de Cuiabá já decretou ponto facultativo. As atividades retornam apenas na segunda-feira. Já em Várzea Grande ainda não foi anunciado o decreto. O Estado, até a publicação desta reportagem, também não havia decretado ponto facultativo.

Leia Também:  Sema-MT dá posse aos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Serra Ricardo Franco

Bancos e correios

Nos bancos e Correios, também ficam suspensas as atividades a partir de sexta, retornando apenas na segunda. Contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) e os carnês com vencimento no dia 29 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Cabe destacar que, mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Shoppings

Nos shoppings centers, as lojas não abrirão e apenas as praças de alimentação e o cinema vão operar normalmente, das 11h às 22h.  No sábado, os estabelecimentos vão funcionar no horário habitual, das 10h às 22h.

Já no domingo de Páscoa, a praça de alimentação e o cinema vão atender das 11h às 22h. No caso das lojas, o atendimento ocorrerá das 14h às 20h.

Serviços essenciais

Fica mantido o funcionamento de serviços essenciais, como saúde, segurança, manutenção e distribuição de água, coleta de lixo energia elétrica e Defesa Civil, segundo a Fecomércio.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

Leia Também:  Homem recebe vídeo de sobrinho desaparecido sendo executado na beira de rio

Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA