MATO GROSSO
Conselheiro Waldir Teis realiza 1ª reunião da Comissão Permanente de Segurança Pública
MATO GROSSO
O conselheiro Waldir Teis realizou, nesta quarta-feira (19), a primeira reunião da Comissão Permanente de Segurança Pública (COPESP), da qual é presidente. Na oportunidade, representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) apresentaram um diagnóstico a área em Mato Grosso.
“Essa é uma determinação do presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli. Vamos analisar o que temos no Tribunal de Contas que pode ser compartilhado com a Segurança Pública e até onde podemos contribuir nas políticas públicas para essa área, tanto na questão de estrutura física, quanto na parte de pessoal”, explicou o presidente da comissão.
Na ocasião, o secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, ressaltou a importância da aproximação com a Corte de Contas. “Apresentamos tudo que já fizemos e estamos fazendo, fizemos uma prestação de contas e um alinhamento de trabalho para aproximar a Segurança Público do Tribunal de Contas. Essa aproximação é muito importante, pois esse controle nos proporciona melhor execução do nosso orçamento e possibilita a entrega de um serviço de melhor qualidade ao cidadão”.
As Comissões Permanentes foram instituídas pelo conselheiro-presidente, José Carlos Novelli, com o intuito de identificar fragilidades e propor melhorias nas áreas específicas, a fim de elevar a eficácia, eficiência e efetividade dos serviços ofertados à sociedade.
Além da COPESP, o órgão conta com a Comissão Permanente de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COPMAS), de Saúde e Assistência Social (CPSA), de Educação e Cultura (COPEC), de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento (COPSFID) e de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização (COPITED).
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.