Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros aplica R$ 208,6 milhões em multas por uso irregular do fogo

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso aplicou R$ 208,6 milhões em multas por uso irregular do fogo em 34 cidades mato-grossenses ao longo de 2024. No total,  29,83 mil hectares foram embargados, o equivalente a 30 mil campos de futebol.

“Ainda hoje as pessoas acreditam que podem sair impunes ao cometer um crime ambiental. Estes números provam o contrário. Aqui em Mato Grosso, é tolerância zero contra este tipo de crime e o Corpo de Bombeiros conta com a melhor tecnologia para monitorar e responsabilizar esses criminosos. Foram 14 ações de fiscalização e duas grandes operações neste ano, o que comprova o compromisso do Governo do Estado”, disse o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Glêdson Bezerra.

Dentre os embargos, 16,92 mil hectares foram por queimada ilegal, 11,71 mil hectares por descumprimento de embargo e 1,2 mil hectares por desmatamento associado ao uso ilegal do fogo. Além disso, 91 propriedades particulares foram autuadas, 30 veículos e cinco motosserras foram apreendidos.

Foram realizadas fiscalizações nos seguintes municípios: Alta Floresta, Apiacás, Aripuanã, Barra do Garças, Cáceres, Carlinda, Cláudia, Colniza, Comodoro, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Itaúba, Juína, Marcelândia, Nova Lacerda, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Xavantina, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto dos Gaúchos, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Carmem, Sapezal, Sinop, Sorriso, União do Sul, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros monta grupo de trabalho com objetivo de expandir aplicativo para atender pessoas surdas

Todas essas ações foram feitas ao longo de 14 fiscalizações e duas Operações Abafa, que contam com a integração das forças de segurança e demais órgãos do Estado para garantir mais eficiência nas ações.

“Diariamente, monitoramos os focos de calor com nossa plataforma e os alertas de desmatamento associado ao uso irregular do fogo. A partir do cruzamento destes dados, determinamos quais serão os alvos das operações e vamos em campo para responsabilizar os criminosos”, explica a comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Pryscilla de Souza.

Além da aplicação de multas, o Corpo de Bombeiros também faz a Operação Infravermelho, que busca notificar os proprietários rurais por telefone a partir de alertas de focos de calor. No total, 158 notificações foram feitas.

As ações de fiscalização foram executadas pelo BEA, com apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) e Polícia Penal. Foram 14 ciclos de 10 dias de fiscalização e duas operações Abafa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Bombeiros encontram corpo de jovem que se afogou no Rio Arareau em Rondonópolis

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na tarde de segunda-feira (06.01), o corpo de um jovem de 19 anos que se afogou no Rio Arareau, em Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá). A vítima estava desaparecida há três dias, quando nadava com amigos e submergiu no rio.

A equipe do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) foi acionada no sábado (04.01), pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após solicitação dos familiares que relataram a ocorrência de um afogamento em um local conhecido como “Pedra do Raul”. Imediatamente, os bombeiros foram ao local para iniciar as buscas.

Segundo relato, o jovem pulou de uma pedra junto com seus amigos com o objetivo de atravessar para o outro lado do rio. O grupo conseguiu atravessar, mas, ao tentarem retornar, o jovem teve dificuldades e pediu socorro aos amigos. Naquele momento, conforme  as informações, o rio estava com o nível muito alto e forte correnteza. O jovem foi arrastado e desapareceu em seguida.

Leia Também:  VÍDEO: Presidente da Câmara de VG sofre ataque de piranhas no Lago do Manso

Com base nos relatos, os bombeiros iniciaram as buscas realizando varreduras, tanto no rio quanto no solo, em um trecho de cerca de 5 km, mas sem sucesso no primeiro dia. Já no segundo dia, a operação foi intensificada, com o empenho de oito militares, três viaturas e uma embarcação.

A Polícia Militar também apoiou as buscas, fornecendo uma embarcação e uma equipe para auxiliar na procura nas margens do rio. Além disso, familiares e populares colaboraram ativamente, monitorando as pontes e às margens do Rio Arareau.

Após três dias de intensas buscas, o corpo foi localizado a cerca de 4 km do local do afogamento e cerca de 200 metros do Rio Vermelho. O corpo foi entregue aos cuidados da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA