MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros realiza o 1° Estágio de Salvamento e Resgate em Silos e Armazéns
MATO GROSSO
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) iniciou, nesta segunda-feira (19.06), o 1º Estágio de Salvamento e Resgate em Silos e Armazéns. O curso é realizado em Sinop (500 km de Cuiabá), por meio da Diretoria de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP).
O estágio tem como objetivo capacitar os militares para atuação nas ocorrências envolvendo acidentes em silos e armazéns de grãos. Ao todo, 16 bombeiros de diversas unidades participam do treinamento.
“Mato Grosso é o maior produtor e exportador de grãos do Brasil e apresenta um grande número de silos e armazéns. Com a alta demanda produtiva, o número de ocorrências envolvendo este tipo de atividade aumentou significativamente no Estado. A capacitação, então, trará um nivelamento de técnicas e abordagens aos bombeiros militares, refletindo em maior segurança para a sociedade”, destacou o tenente-coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira, comandante do 3ºCR.
Com duração de uma semana, a capacitação conta com instruções teóricas e práticas, que proporcionam aos participantes a oportunidade de conhecer de perto as operações dos silos, identificar possíveis riscos e adquirir conhecimentos práticos para lidar com situações de emergência e salvamento.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.