MATO GROSSO
Deputado Adenilson Rocha deixa sua marca em 30 dias de mandato com ações e projetos
MATO GROSSO
Durante os 30 dias que esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Deputado Estadual Adenilson Rocha (PSDB) concentrou seus esforços na promoção do desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida na região norte do estado. Demonstrando dedicação incansável às necessidades de sua comunidade, o deputado empenhou-se em diversas iniciativas abrangendo saúde, segurança, educação e infraestrutura.
Uma das ações de destaque foi a audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, resultando na garantia da retomada da obra da Radioterapia em Sinop, um investimento significativo de R$ 11 milhões que beneficiará pacientes com câncer na região. O deputado expressou sua satisfação com essa conquista, enfatizando seu compromisso com a saúde da população.
Outra ação importante que coincidiu com o mandato do deputado foi a abertura de 30 leitos pediátricos no Hospital Regional de Sinop, incluindo 10 leitos de UTI pediátrica, 15 leitos de UCI pediátrica e 5 leitos de enfermaria infantil, atendendo a uma antiga reivindicação. Além disso, o deputado conseguiu uma emenda junto ao Senador Jayme Campos para a construção de um centro de pediatria no município de Sinop. Essa iniciativa fortalecerá o atendimento médico às crianças da região, garantindo cuidados adequados desde os primeiros anos de vida.
Adenilson Rocha também se destacou na área da saúde ao propor e realizar cinco audiências públicas nos municípios de Sorriso, Sinop, Colíder e Alta Floresta para discutir a estrutura de saúde na região norte. Ele demonstrou seu compromisso em encontrar soluções para os desafios enfrentados pela saúde na região, encaminhando relatórios com recomendações de melhorias.
Rocha propôs um projeto de lei visando a implementação da Sala Lilás em todos os Hospitais Públicos Regionais e Municipais de Mato Grosso, com o propósito de fornecer atendimento especializado e humanizado a mulheres, crianças e adolescentes que são vítimas de diversas formas de violência ao serem encaminhados a essas instalações de saúde.
Também apresentou uma proposta de alteração na Lei n° 9096 de 16 de janeiro de 2009, relativa à Política da Pesca no Estado de Mato Grosso, com o intuito de evitar sanções a Hotéis e Pousadas durante o período de defeso da piracema, a fim de fomentar o desenvolvimento do turismo na região.
O deputado também se empenhou na área da educação, discutindo a construção da Escola Militar Tiradentes em Sinop com o Secretário de Educação Alan Porto, enquanto na segurança pública, buscou melhorias junto ao Secretário César Roveri, para a aquisição de um caminhão de combate a incêndio para o corpo de bombeiros e a instalação de uma unidade da Cavalaria da Polícia Militar em Sinop e o aumento do contingente da PM.
Além disso, Rocha dialogou com a Nova Rota do Oeste e o Conselho Gestor para discutir obras de duplicação da BR163 em Sinop e suas travessias, reforçando a importância da pavimentação asfáltica das ruas perimetrais à BR163 em Sinop até o Camping Clube para melhorar o fluxo e a segurança viária.
Adenilson Rocha valorizou a região norte de Mato Grosso ao realizar uma sessão especial na Assembleia Legislativa, homenageando 101 pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento regional. Em suas palavras, ele destacou seu compromisso com a região e o bem-estar dos cidadãos, reforçando sua dedicação à causa.
Com sua atuação incansável e focada no progresso da região norte, o Deputado Adenilson Rocha continua a ser uma voz fundamental da região na Assembleia Legislativa, representando efetivamente os interesses e necessidades da população regional.


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO7 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO9 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura