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Desenvolve MT apresenta linha de crédito especial para impulsionar o turismo na FIT Pantanal 2024

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A Desenvolve MT – Agência de Fomento ao Crédito de Mato Grosso – participará da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2024, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

No estande do Governo de Mato Grosso, a Desenvolve MT estará presente, todos os dias das 17h às 22h, para oferecer atendimento personalizado ao público, especialmente aos interessados em expandir seus negócios turísticos. A agência traz opções de crédito com as menores taxas de juros do mercado, visando fomentar o desenvolvimento do setor.

A FIT Pantanal 2024 promete ser uma experiência rica e diversificada, com exposições, palestras, oficinas, apresentações artísticas e um festival gastronômico. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Com entrada gratuita, este ano a feira terá como tema “Turismo, Eventos, Agro & Negócios”. A presença da Desenvolve MT fortalece ainda mais a proposta de impulsionar atividades turísticas e gerar negócios estratégicos.

Conforme a superintendente de crédito da Desenvolve MT, Elizandra Helmann, a agência tem como objetivo fomentar os pequenos e médios empresários para fortalecer a economia e melhorar o turismo mato-grossense. “Entendemos que para o turismo crescer de maneira sustentável e significativa é necessário oferecer suporte financeiro adequado aos empreendedores do setor, tornando o estado um destino ainda mais atrativo e competitivo”, afirmou.

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O crédito facilita a modernização das infraestruturas turísticas, a capacitação de mão-de-obra especializada, a criação de novos serviços e a ampliação de empreendimentos existentes. Isso não apenas gera empregos e melhora a qualidade dos serviços turísticos, mas também fortalece a economia local, promovendo um ciclo de desenvolvimento.

Empreendedores e profissionais do turismo têm um encontro marcado na FIT Pantanal 2024, onde poderão explorar novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. A Desenvolve MT, com o compromisso de apoio ao setor, está preparada para auxiliar os empresários mato-grossenses a alavancarem seus negócios.

Crédito para fomentar o setor

Para o turismo, a agência oferece duas modalidades de financiamento que podem ser aplicadas em projetos de obra civil, aquisição de máquinas, equipamentos e veículos. Entre os beneficiados estão guias turísticos, pousadas, hotéis e agências de turismo, que podem financiar desde a instalação de energia solar até a construção ou compra de novos veículos.

Os micro e pequenos empresários, que atuam no trade turístico e estão registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, podem solicitar crédito com a Desenvolve MT.

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Veja abaixo o que pode ser financiado para o setor de turismo e as condições.

Investimento – Oferece uma linha de crédito no valor de até R$1,5 milhão, com prazo total de 120 meses para quitação, e carência de 24 meses. Taxa de juros de 1,00% ao mês, com bônus de 30% para pagamento em dia na fase de amortização. Associados a capital de giro, os itens financiáveis incluem infraestrutura física, como implantação, ampliação, modernização e reforma, usinas fotovoltaicas, móveis e utensílios, máquinas e equipamentos, entre outros.

Transporte – Crédito destinado a financiar até 80% de veículo a ser utilizado exclusivamente para as empresas que atuam em atividades econômicas relacionadas ao turismo, como vans, microônibus e ônibus. O valor é de até R$1,5 milhão. Taxa de juros de 1,40% ao mês, pagando em dia a taxa reduz para 0,84%. Prazo total de até 72 meses e carência de até seis meses.

A solicitação do crédito é feita pela plataforma digital, no site da agência. Antes da contratação, também é possível simular os valores.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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