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Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo

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Celebrado na primeira sexta-feira de agosto — neste ano, no dia 1º —, o Dia Internacional da Cerveja é uma ótima oportunidade para ir além do brinde. A escolha do copo ideal, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Entender essa relação entre recipiente e estilo é o que garante uma experiência sensorial completa, com mais aroma, sabor e espuma.

Bruna Nunes – Sommelière de Cervejas e Analista Sensorial do Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional do Brasil —, explica que cada tipo de copo foi pensado para extrair o melhor das características sensoriais da cerveja.

“A escolha do copo influencia diretamente a percepção da bebida. Um bom copo pode acentuar aromas, manter a temperatura ideal e garantir uma espuma mais cremosa. Entender isso é essencial para quem deseja viver uma experiência mais completa com a cerveja”, explica a sommelière do Grupo Petrópolis, Bruna Nunes”.

Confira abaixo as principais combinações entre estilos e copos, com sugestões para aproveitar ainda mais a data:

Taça Tulipa e Pint combinam com aromas intensos e sabores pronunciados

Esses copos valorizam as camadas sensoriais das cervejas Belgian Ales e as Inglesas Pale Ale, IPA’s e Stout. Além disso, permitem boa liberação de aromas sem perder a praticidade no serviço.

A taça tulipa com bojo arredondado e leve estreitamento na borda, favorece a captura dos aromas e mantém a espuma estável, o que valoriza as notas aromáticas de lúpulo, malte e fermentação. Para taça versátil, para Itaipava Premium e 100% malte, Petra Aurum, Petra Bock, Black Princess Gold, Black Princess Miss Blonde e Cacildis são excelentes escolhas.

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Já o Pint – clássico dos pubs –, por ser mais reto e funcional, favorece goles generosos e uma experiência sensorial equilibrada. É ideal para consumo casual de cervejas com corpo médio e bom drinkability, como Black Princess APA-82, Black Princess Let’s Hop e Black Princess Back to the Red.

Weizen realça a aparência e acomoda melhor a espuma densa das cervejas à base de trigo

Projetado especificamente para cervejas de trigo, oferece uma experiência sensorial completa — visual, olfativa e gustativa. Seu formato alto e esguio, com a parte superior mais ampla, permite acomodar a espuma densa e abundante típica dessas cervejas. A boca larga facilita a liberação de aromas frutados e condimentados de Petra Weiss Bier e Weltenburger Kloster Dunkel Weiße, por exemplo. Seu formato alongado permite que a cada gole ocorra a homogeneização da cerveja com o fermento acumulado ao fundo, razão da sua aparência turva. A Black Princess Doctor Weiss, estilo Kristall Weizen, cerveja de trigo filtrada, não tem a presença do fermento podendo ser servida no copo Weizen ou na taça Tulipa.

Larger ou Pilsner para cervejas claras e refrescantes

Estreitos, retos e alongados, destacam as qualidades visuais e sensoriais das cervejas leves e refrescantes. O modelo é perfeito para Petra Origem Puro Malte. O formato estreito valoriza a formação de espuma ajudando a manter a carbonatação por mais tempo, o que prolonga a sensação de frescor. A estrutura reta e transparente também valoriza a aparência da cerveja, tornando a experiência visual parte do prazer de beber. Além disso, favorecem goles mais rápidos e são ideais para situações descontraídas e de alta rotatividade.

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Snifter é parceiro perfeito para cervejas complexas

Pensado para degustação de cervejas complexas, encorpadas e alcoólicas, como Petra Stark Bier. Sua base larga propicia a transferência de calor das mãos para cerveja auxiliando na volatização dos aromas. Sua boca estreita favorece a concentração e melhor percepção do seu bouquet aromático.

Americano, velho conhecido do brasileiro, também serve para degustações

Símbolo da cultura popular de bar/boteco do Brasil, ele é uma excelente pedida quando queremos tomar uma cerveja bem gelada e refrescante. Pois seu pequeno tamanho/volume e espessura do vidro, permite que a cerveja permaneça gelada até o último gole do copo. Ideal para cervejas Lokal, Crystal, Vold X e Itaipava.

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava,

Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em https://site-stg.grupopetropolis.com.br/ e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

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Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

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A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

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