Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

E-book reúne histórias e aprendizados de iniciativas da economia criativa em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

O e-book com as histórias e os principais aprendizados das iniciativas que participaram do MOVE_MT 2022 está disponível para download (link aqui).  O programa, voltado à aceleração de negócios criativos e socioculturais da economia criativa em Mato Grosso, é promovido pela a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), em parceria com o Labora – Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro. 

Durante seis meses, o MOVE_MT proporcionou gratuitamente mais de 2.500 horas de formação e mentorias a projetos e negócios criativos de Mato Grosso. Ao todo, foram 243 empreendedores impactados e 30 iniciativas selecionadas para o ciclo de aceleração gratuito de seis meses, que incluiu workshops coletivos e mentorias individualizadas. 

A primeira fase do projeto ofertou workshops gratuitos sobre inovação, modelagem de negócios inovadores, ferramentas de tecnologia para negócios digitais e técnicas de Pitch. As atividades movimentaram artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o Estado.  

Na segunda etapa, o MOVE_MT selecionou, por meio de edital, 30 iniciativas para participação no ciclo de aceleração, com capacitações que visaram amadurecer os processos de gestão e embarcar tecnologia no modelo de atuação.

Leia Também:  Flamengo sai na frente, mas joga mal no segundo tempo e leva empate do Ñublense pela Libertadores

Cada iniciativa selecionada no edital recebeu uma ajuda de custo como prêmio pela participação. Ao final, os cinco finalistas, que obtiveram o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração, foram ainda premiados com investimento financeiro em seus negócios.

“Só temos a agradecer a chegada do MOVE_MT em nosso negócio. Daqui pra frente, não somos mais os mesmos e descobrimos que não estamos sozinhos. A Sumac existe para que artistas autorais consigam viver de sua arte. Nós somos quem acelera esses artistas de Mato Grosso e o programa nos acelerou para avançarmos em nosso trabalho de mostrar para o Brasil a potência cultural que temos aqui”, destaca Lucas Oliveira, sócio da Sumac Records, uma das finalistas do Move_MT. 

Atividades na Sumac Records – Créditos: Pedro Ivo

Além da Sumac Records, as outras iniciativas premiadas no MOVE_MT foram a Encontrei Brechó, Delícias da Rozi, ArtGi e Cadju Filmes. O programa ainda contemplou 14 empreendedores de nove negócios, que participaram de um intercâmbio de uma semana no Lab Oi Futuro, espaço idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups de impacto social de todo o Brasil.

Leia Também:  Governo licita projetos para construção de 129 pontes de concreto em Mato Grosso

Para finalizar, as experiências e aprendizados de toda a jornada foram registrados no e-book do programa, que traz entrevistas e depoimentos das 24 iniciativas que concluíram o processo. 

“Os dados publicados no e-book comprovam o grande potencial dos negócios criativos de Mato Grosso e nos confirmam que, de fato, este é um programa que promove o desenvolvimento do setor”, conclui Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa na Secel-MT.

Para conhecer as histórias e o impacto do MOVE_MT na economia criativa mato-grossense em 2022, clique aqui e baixe e-book

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÁRZEA GRANDE PRORROGA O IPTU 2023 PARA DIA 06 DE SETEMBRO

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA