MATO GROSSO
Em nova lista de dispensa, interventor exonera 20 servidores e nomeia 11 coordenadores e técnicos
MATO GROSSO
O interventor Hugo Lima, nomeado pelo governador Mauro Mendes (União) para administrar a saúde municipal, tem feito um limpa na pasta e exonerado servidores. Em seu primeiro ato como interventor, ele exonerou secretários e diretores da saúde, desta vez, publicou o nome de 20 servidores que não irão mais compor a saúde municipal.
Com total carta branca para expedir decretos e “demais atos necessários à gestão e organização da pasta”, o interventor tem feito uma “varredura” na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) e feito as exonerações.
A lista de dispensa e decretos foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4). Para escolher os 11 técnicos e coordenadores nomeados, Hugo disse que a escolha foi feita baseada na “aptidão e especialidade em suas respectivas áreas de atuação às quais foram lotados”.
O interventor ainda defende que os servidores executem os seus serviços com segurança, sem pressão ou hostilidade por parte da gestão municipal.
Como medida de segurança, ele proibiu a remoção dos servidores nomeados por ele, até dezembro, ou seja, mesmo quando a intervenção acabar em junho, os servidores nomeados deverão permanecer em suas funções até o final do ano.
“Após o encerramento da intervenção […], ficam vedadas, até 31 de dezembro de 2024, a remoção, a relotação, a cessão, a permuta, o remanejamento, ou qualquer outra forma de movimentação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública que, no período interventivo, exercerem cargos de confiança, chefia e assessoramento junto ao Gabinete da Intervenção”, diz parte do documento.
DIÁRIO DIGITAL MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.