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Empreendedora troca tradicional cesta de café da manhã por caixa personalizada

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A empresária Luciane Beserra, no ramo de cesta de café da manhã, está revolucionando o conceito do segmento com cestas gastronômicas e personalizadas. A empreendedora saiu do convencional, trocou as tradicionais cestas de café da manhã por caixas repletas de itens selecionados a dedo. Seu segredo está na escolha minuciosa de produtos de alta qualidade, cada item é escolhido com cuidado para garantir uma experiência gastronômica única.

Formada em pedagogia e atuando há 15 anos na área da educação, entre sala de aula, coordenação, pré-vestibular, Lú como é conhecida, deixou as salas de aulas e precisou se reinventar profissionalmente para acompanhar mais de perto o crescimento dos filhos, principalmente o mais velho que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Foi aí que nasceu a ‘DaLu na Caixa’.

“Durante a pandemia da covid-19 eu recebi o diagnóstico do filho mais velho que tem autismo, e a gente sabe que é uma criança autista, ela precisa de um olhar diferenciado, dos pais sempre presente, entre várias coisas, e a gente precisa sempre acompanhar de perto. E na verdade não foi só isso, mas uma série de coisas que vão acontecendo na nossa vida, eu decidi sair da sala de aula e empreender”, lembra a empreendedora.

“Eu comecei com vendas de pão de queijo artesanal e tábuas de frios prontas para serem servidas. Depois eu criei os cafés da manhã, hoje o forte da DaLu na Caixa são de presentes gastronômicos, também chamados de ‘Grazing Food’ que é um café servido como se fosse uma bandeja de café, onde os itens já vão prontos para serem servidos, seja no café da manhã, ou para alguma ocasião especial”, acrescenta.

 

Lú conta que foi uma das pioneiras ‘Grazing Food’ na Capital,  há cerca de três anos no mercado, a DaLu na Caixa está revolucionando o segmento com caixas personalizadas com produtos da alta gastronomia.

“A cesta pode ser um presente de café da manhã ou qualquer outra ocasião, todos dias tem alguém comprando uma cesta, porque todos os dias tem algo acontecendo na vida de alguém, seja um aniversário, uma amiga que acabou de ter um bebê. É um ramo muito versátil, então você pode trabalhar em várias linhas, na DaLu Na Caixa você encontra desde um café da manhã para aniversário de casamento, nascimento de bebê e até para prestar condolências por exemplo. Eu já tive casos de atender uma pessoa que morava em outro lugar do Brasil e mandou um café para prestar condolências a uma amiga que havia perdido entes queridos aqui na Capital”, conta.

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“E o mais legal é que a cesta de presentes, ela aproxima as pessoas, é uma forma de dizer olha eu estou aqui mesmo não estando, ou seja, é interessante porque você consegue expressar essa presença muito mais do que às vezes um outro presente, e ainda uma cesta com comida selecionada, gostosa. É um mercado muito versátil, mas claro tem que está sempre buscando inovar como todas as áreas, e nós estamos trazendo novidades o tempo todo”, explica.

 

Desafios do empreendedorismo feminino

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço nas últimas décadas e passando a ocupar lugares, cargos e posições que antes eram exclusivamente masculinos. Entre eles está o empreendedorismo, mas ainda assim, ainda há muitos tabus a serem quebrados para superar o preconceito.

Lú destaca que empreender é um desafio constante, e no universo feminino o desafio é ainda maior.

“Eu saí de um mundo que é a sala de aula, coordenação de professores e entrei num mundo que é empreender, onde encontrei outras empreendedoras que também encontram muita dificuldade. Uma das dificuldades que eu percebo, assim, é muito engraçado porque é aquela coisa, eu acho que tem muito haver com essa questão do trabalho feminino,  porque existe o empreendedorismo e existe o empreendedorismo feminino, que é diferente, como se a mulher estivesse trabalhando em casa, ela está fazendo um ‘dinheirinho’, e não, a gente está sustentando a nossa casa com o nosso trabalho. E não é porque a gente trabalha em casa que a gente não tem horário,  então é muito comum a gente passar por essas questões, como se fosse um trabalho informal, mas não é”, destaca a empreendedora.

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Apesar das mudanças sociais em direção à igualdade de gênero, há quem ainda questione a capacidade de mulheres para gerir empresas. Esse comportamento faz com que empreendedoras sejam vistas com desconfiança e falta de credibilidade por clientes e investidores. Nesse cenário, é comum o sentimento das mulheres de que precisam fazer um esforço muito maior que os homens para alcançar os mesmos resultados.

“Por mais que eu tivesse feito uma escolha de sair do meu trabalho formal, sair da CLT e vir para dentro da minha casa onde eu trabalho hoje para ficar mais próximo da minha família, mas eu não estou 100% em função da minha família eu continuou sendo uma profissional que busca qualificação que busca qualidade, que tem horário de atendimento. É da própria pessoa falar ” olha estou deixando minha carreira para começar outra, e todo mundo, como assim o que aconteceu? Calma lá é assim que eu quero ser feliz, é assim que eu quero seguir”, frisa a empresária.

Lú comenta que para amenizar essa situação que infelizmente vai levar tempo para mudar na sociedade como um todo, as mulheres devem juntar-se a outras donas de empresas para trazer inspiração, além de networking e possibilidades de negócio.

“E nós mulheres empreendedoras passamos por uma série de preconceitos da sociedade, enquanto mulheres. É algo que não é sou que passo, mas várias mulheres empreendedoras passam por isso, e a gente precisa ter uma postura e um posicionamento de que não é só um ‘dinheirinho’, é uma dificuldade real do empreendedorismo feminino, e nós precisamos nos unir cada vez mais para mudar isso, alavancar nossos negócios e mostrar que nós também sabemos empreender “, destaca.

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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