MATO GROSSO
“Entrega de casas é um projeto que a primeira-dama de MT sonhou e realizou”, afirma primeira-dama de Novo São Joaquim
MATO GROSSO
A primeira-dama de Novo São Joaquim, Isabella Mendonça, afirmou que a entrega das primeiras 50 casas populares do programa SER Família Habitação, do Governo do Estado, nesta sexta-feira (24.11), no município, é resultado do empenho da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, idealizadora do programa voltado a ajudar a população em situação de vulnerabilidade social.
“Para nós, significa muito, significa Novo São Joaquim ser reconhecido em Mato Grosso e a dona Virginia, junto com o governador Mauro Mendes, que fizeram isso acontecer. À primeira-dama, eu só tenho a minha gratidão. Primeiro, pelo ser humano que a senhora é, o coração enorme e esse projeto que a senhora sonhou e realizou. São 50 famílias que vão ser habitadas por esse projeto tão lindo que abençoou tantas pessoas e que possa vir muito mais”, declarou.
Isabella lembrou que a primeira-dama Virginia Mendes a recebeu em casa para conhecer as demandas da região.
“Quero agradecer em especial a nossa primeira-dama do Estado por ter me atendido, me recebido na casa dela com tanto carinho, elegante, sempre linda e simples de coração, humana, assim como o nosso governador Mauro Mendes”, pontuou, ao agradeceu também a secretária de Estado de Assistência Social, Grasi Bugalho, pelo atendimento prestado ao município.
A primeira-dama Virginia Mendes esteve presente à cerimônia de entrega das chaves às famílias contempladas com as novas moradias, acompanhada do governador Mauro Mendes.
“Estou com o coração repleto de gratidão de saber que 50 famílias finalmente terão os seus lares que tanto sonharam. Essa é uma ação em conjunto com pessoas que acreditam que podemos mudar a vida das pessoas. Por isso, quero agradecer o governador Mauro Mendes, o deputado Max Russi, que tem o social nas veias, assim como eu, e também a parceria do prefeito Leonardo e a dedicação da primeira-dama Isabela, o empenho do secretário Marcelo Oliveira, da Sinfra, e sua equipe, o acompanhamento da secretária Grasielle e sua equipe na Setasc e minha equipe Unaf, porque ninguém faz nada sozinho”, agradeceu.
Novo São Joaquim é o primeiro município contemplado com as casas do SER Família Habitação, que é coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Setasc). Os imóveis ficam no bairro Clarindo Roque e foram construídas com investimento de R$ 6,7 milhões do Governo do Estado.
O prefeito do município, Leonardo Faria Zampa, destacou a importância do programa por representar sonhos realizados.
“Muitas famílias sendo beneficiadas hoje, que terão suas casas que não serão tomadas. São pessoas que estão tendo os sonhos realizados. São pessoas que necessitam de ajuda social. Queremos parabenizar o estado pela qualidade das casas”, enfatizou.
No evento, o deputado estadual Max Russi contou que Novo São Joaquim foi incluído pela primeira-dama do Estado na lista dos municípios beneficiados.
“Trinta municípios em Mato Grosso estavam dentro desse programa. Todos os municípios queriam. A princípio eram 30, e depois saíram de 30 para 10. Aí ficou mais difícil ainda, mas aí a primeira-dama colocou Novo São Joaquim entre esses 10, e é por isso que nós estamos conseguindo fazer essa entrega hoje”, relatou.
Também estiveram presentes no evento o deputado Juarez Costa, os secretários de Estado Alan Porto (Educação), Laice Souza (Comunicação) e Grasi Bugalho (Assistência Social).
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.