Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Equipes de Mato Grosso garantem medalhas em Regional Centro-Norte de goalball

Publicados

MATO GROSSO

A equipe feminina do Instituto dos Cegos do Estado do Mato Grosso (Icemat) foi campeã do Regional Centro-Norte de goalball, realizado em Brasília (DF). Com seis equipes participantes, a delegação mato-grossense garantiu ainda o vice-campeonato com o time masculino do Icemat, e o terceiro lugar, com as meninas da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV-MT).

Também participaram da competição a equipe feminina da Associação Mato-grossense de Cegos (AMC-MT), e as masculinas da Associação dos Deficientes Visuais do Vale do São Lourenço (ADVSL/MT) e da ARDV-MT. Ao todo, 54 pessoas fizeram parte da delegação de Mato Grosso.

Além do apoio para a viagem, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é parceria das instituições de cegos por meio dos programas Pontos de Esporte e Lazer e o Olimpus, que atende alguns dos esportistas deficientes visuais e treinadores com Bolsas Atleta e Técnico.

Uma das beneficiadas pelo programa Olimpus, por exemplo, é Carol Duarte, que foi a artilheira da competição com 40 gols. A atleta integra a seleção brasileira de goalball e foi contratada neste ano para reforçar o time do Icemat.

Leia Também:  Diretor do DAE Será Interrogado pela Câmara Municipal de Várzea Grande

“É uma satisfação possibilitar que as políticas públicas esportivas cheguem às pessoas com deficiência, afinal o esporte é transformador para todos e todas. E é uma honra fazer parte dessas conquistas e ver a evolução do paradesporto mato-grossense. Desejamos parabéns e vida longa de sucesso ao goalball de Mato Grosso”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Campeã na Regional Centro-Norte, a equipe feminina do Icemat assegurou vaga para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, agendado para o fim de outubro. Representando Mato Grosso, a competição nacional terá ainda a equipe masculina da ARDV, por ter ficado na quarta posição da competição regional em que os três primeiros colocados já estavam classificados para a Série A de goalball.

Os times feminino da AMC e o masculino do Icemat estão garantidos na Série A do Brasileiro de goalball, que ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro, em São Paulo.

Organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), o Regional Centro-Norte de goalball reuniu, de 04 a 08 de julho, 16 equipes dos Estados de Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Esse foi o último dos cinco regionais da modalidade em 2023, antes do início dos nacionais.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova projeto para reduzir casos de violência contra mulheres

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  Dados oficiais do INPE apontam queda de 22% no desmatamento em Mato Grosso

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá aprova projeto para reduzir casos de violência contra mulheres

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA