Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes de escolas estaduais vão representar MT no programa Jovem Embaixador

Publicados

MATO GROSSO

As estudantes da rede estadual de ensino Jhenneffer Larine Salvador da Silva e Laís Ribeiro Pereira, ambas com 17 anos, foram selecionadas para representar Mato Grosso no Programa Jovem Embaixador, nos Estados Unidos. Promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas, o programa é um intercâmbio de três semanas que oferece a oportunidade de expansão de horizontes e desenvolvimento de habilidades.

A viagem está prevista para 29 de junho. As estudantes farão um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, com todas as despesas custeadas. Durante a experiência, serão recebidas por famílias-anfitriãs e irão participar de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem, visitar escolas e projetos sociais, participar de reuniões com organizações do setor público e privado e se reunir com representantes do governo norte-americano.

Laís, estudante da Escola Estadual Deputado Francisco Eduardo Rangel Torres, em Rio Branco (a 336 km de Cuiabá), relata que está ansiosa para a viagem e que ficou surpresa ao ver que havia sido selecionada, já que sua tentativa no ano anterior não deu certo. Ela acrescenta que a oportunidade é a realização de um sonho e que a experiência irá enriquecer sua formação educacional.

Leia Também:  PM prende quadrilha suspeita por roubo, apreende simulacro de arma de fogo e motocicletas

Já Jhenneffer, da Escola Estadual Professor João Batista, localizada em Tangará da Serra (a 250 km de Cuiabá), destaca que com o programa irá melhorar o seu nível de proficiência no inglês, além de poder conhecer um dos países mais importantes do mundo. “Eu ainda estou sem acreditar que fui selecionada. Meus familiares ficaram muito felizes.  Quero aprender sobre a cultura deles e mostrar a eles a cultura do Brasil”.

Nesta quinta-feira (05.05), os diretores das Diretorias Regionais de Educação dos polos de Cáceres e Tangará da Serra, Soeli Aparecida e Saulo Scariot e as estudantes selecionadas, acompanhadas de seus responsáveis, foram recebidos pelo secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, e pela secretária adjunta de Gestão Educacional, Valdelice Oliveira Holanda.

“Estou duplamente feliz pela conquista da Laís, pois fui professora da mãe dessa aluna. Agora vejo essa jovem indo por esse caminho da Educação. É bem emocionante e gratificante vê-la brilhar”, destaca a Diretora Regional de Educação de Cáceres.

O programa

Leia Também:  Governo lança licitação para transporte intermunicipal em quatro regiões

Criado em 2002, é a primeira vez que o Estado é representado por dois estudantes. O Jovem Embaixador é um programa voltado para estudantes da Rede Pública de Ensino, que se destacam em sua comunidade com atividades de impacto social, excelente desempenho escolar e fluência na língua inglesa.

Os requisitos para participar, também inclui ter nacionalidade brasileira, ter entre 15 e 18 anos, ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e jamais ter viajado aos Estados Unidos.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Sesp apresenta programa Vigia Mais MT aos comandantes regionais da PM

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  MT Saúde inclui homens na isenção da coparticipação para exames de mamografia realizados neste mês

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA