MATO GROSSO
Estudantes destacam melhora no aprendizado após Governo de MT aplicar R$ 322,3 milhões em tecnologia
MATO GROSSO
Ao todo, foram adquiridos 8.500 TVs e mais de 180 mil Chromebooks, que foram distribuídos nas escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. O objetivo é proporcionar aos estudantes acesso à educação de qualidade, com as ferramentas necessárias para explorar, descobrir, criar e atingir o pleno potencial.
Os estudantes beneficiados com esses equipamentos destacam a importância e os benefícios do uso da tecnologia em sala de aula.
Aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Benedita Augusta Lemes, em Jangada, Alexandre Ferreira, 15 anos, afirmou que o uso da tecnologia torna o aprendizado mais fácil. ”O acesso à internet me possibilitou o uso de plataformas como o Mais Inglês e estou muito satisfeito”, pontuou.![]()
A adoção de tecnologia na rede estadual tem transformado o cenário educacional em Mato Grosso – Foto: Michel Alvim – Secom MT
Gabriel Carvalho Silva, 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Carlos Hugueney, em Alto Araguaia, destacou que as novas tecnologias, como os Chromebooks, melhoram o desempenho escolar. “Notamos que essas tecnologias também têm melhorado não apenas para nós estudantes, mas também para os professores”, completou o estudante.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, os Chromebooks ajudam a ampliar a experiência de aprendizado dos estudantes, inclusive aqueles com deficiências e abordagens diversificadas de aprendizado. Além disso, o uso dessas tecnologias tem aumentado o engajamento dos estudantes com o conteúdo pedagógico, permitindo que os educadores se concentrem nos resultados da aprendizagem.
A introdução da tecnologia nas escolas também tem promovido um ambiente propício para o fortalecimento do vínculo da comunidade estudantil com a escola. Segundo o secretário, a intenção é aproximar cada vez mais crianças, jovens e adultos da tecnologia em sala de aula.
O investimento em tecnologias educacionais feito pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Seduc-MT, tem se mostrado fundamental para o fortalecimento da educação pública no estado.
“A implantação do conceito tecnológico na rede estadual, que conta com o Sistema Estruturado de Ensino como um importante marco, tem transformado o cenário educacional em Mato Grosso. A utilização de Chromebooks e TVs Smart tem proporcionado aos estudantes uma experiência de aprendizado mais moderna e enriquecedora, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo”, finalizou Alan Porto.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.