MATO GROSSO
Evento da Seduc que aborda ciência de forma divertida chega à Cuiabá e Várzea Grande
MATO GROSSO
No Ciência em Show o clima de suspense e curiosidade se assemelha ao de um show de mágica já que, em vários momentos do espetáculo, quase não dá para acreditar que o que se passa diante dos olhos seja realidade. “Parece fantasia, mas o show é ciência pura, só que em sua forma mais lúdica e interativa”, define o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. O secretário enaltece que a ciência é inquestionável, pois possibilita avanços nos muitos campos que envolvem a vida como um todo. “Além do ganho intelectual, há o cultural também”.
Diante de uma plateia prevista de quatro mil estudantes nos dois dias do evento, os professores da equipe do Ciência em Show realizarão demonstrações animadas para estimular a curiosidade de crianças e jovens, como a “Bexiga elétrica”, que mostra como é feita a eletrização por atrito, o “Cabelos em pé”, em que o gerador de Van de Graaff “arrepia” os cabelos dos participantes, entre outras atividades lúdicas.
Para o secretário, essa é mais uma novidade tecnológica adotada pelo Estado para a prática da ciência em sala de aula. Na avaliação dele, as experiências extraídas da plataforma por professores e estudantes e as sensações proporcionadas em cada aula facilitam a compreensão de conceitos relacionados à física, eletricidade e mecânica, principalmente. “Estou satisfeito com os resultados”.
O uso da plataforma digital de prática científica do Ciência em Show pela Seduc começou em 2022 e vai até agosto deste ano. Atende diretamente mais de 156 mil estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino, além de 1.407 professores que ministram suas aulas na disciplina de Ciências por meio dessa tecnologia.
Para os professores, a plataforma digital contém nove cursos na modalidade EAD, metodologias ativas, planos de aula, conteúdo para aprofundamento teórico e vídeos de experimentos. Para os estudantes, estão disponibilizados 104 vídeos que podem ser assistidos pelo computador, celular, entre outros aparelhos digitais, com aulas interativas de Ciências.
“Na Rede Estadual de Ensino temos ferramentas tecnológicas como Chromebooks, internet e Smart TVs que auxiliam os estudantes nesse tipo de experimento prático. Isso gera conhecimento e desperta o interesse pela ciência. Com os recursos disponibilizados, os estudantes podem fazer ciência em casa, na escola ou onde ele quiser”, completa a líder da Política de tecnologia no Ambiente Escolar, Silvana Copceski Stoinsk.
Conforme o diretor regional de Educação do polo Cuiabá, Fábio Bernardo, a ciência é fundamental para o desenvolvimento e o cidadão que sabe lidar com conceitos científicos básicos tem uma melhora significativa na qualidade de vida, torna-se mais crítico e apto ao empreendedorismo e à inovação. “Por esse e por outros motivos, o Ciência em Show é importante para dar um plus em nossas aulas e nos resultados práticos que buscamos”, avalia.
Ciência em show!
O Grupo Ciência em Show existe há 20 anos e não objetiva fins lucrativos. Por meio de sua plataforma digital, leva a ciência de forma prática para estudantes de escolas públicas. Além de eventos in loco, oferta materiais didáticos exclusivos e divertidos para o educador aplicar na sua aula de Ciências, proporcionando vivências e experiências práticas.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).
O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.
Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.
“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.
CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO
CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)
Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)
Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)
Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)
CARD PRINCIPAL
Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)
Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)
Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)
Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)
Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)
-
MATO GROSSO2 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO2 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO2 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO1 dia atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO1 dia atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO11 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo