MATO GROSSO
Ex-ministra da Agricultura pede trégua entre Aprosoja-MT e Carlos Fávaro
MATO GROSSO
A ex-ministra da Agricultura e Pecuária (Mapa) e senadora diplomada, Tereza Cristina (PP-MS), pediu trégua entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o seu sucessor na pasta, o senador por Mato Grosso Carlos Fávaro (PSD).
De acordo com Tereza, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o setor esteve em grande parte alinhado com as pautas do Governo Federal e defendeu a reeleição do liberal, destacando que a Aprosoja foi evidentemente bolsonarista. Em contrapartida, Fávaro apoio Lula (PT), e ganhou “inimigos” no agronegócio, sendo chamado de traidor.
“A gente sabe que os agricultores em sua maioria apoiaram o governo anterior. Então, a Aprosoja foi muito enfática nesse apoio, mas está na hora de destencionar. Conheço muito o senador Fávaro”, disse Tereza Cristina, nesta última quarta (18), em entrevista à Rádio Capital.
Recentemente, Fávaro afirmou em entrevista à revista Veja, que a Aprosoja se tornou um símbolo de atos antidemocráticos – movimento que contesta o resultado das urnas e pede intervenção militar. O novo ministro ainda destacou que membros da entidade participaram dos atos criminosos em Brasília no dia 08 de janeiro, durante invasão e depredação do patrimônio público.
“Sem dúvida. A Aprosoja foi um símbolo, inclusive de apoio aos atos antidemocráticos, o que é descabido e deve ser reprimido. Eu fui presidente da entidade em meu estado. É a maior entidade de produtores do Brasil. Mas não posso fechar os olhos. Membros da Aprosoja participaram, sim, de atos antidemocráticos. Um delegado da entidade foi preso ateando fogo em caminhão, em uma praça de pedágio. Não estou trabalhando com hipóteses, são fatos reais. É realmente lamentável”, pontuou Fávaro.
Em resposta, à associação disse que é política, mas “apartidária” e que a invasão foi repudiada em nota pública. Por isso, a entidade presidida por Fernando Cadore considera a acusação descabida, embora seu dirigentes tenham se manifestado a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que não apoiou qualquer candidato a cargo eletivo nas eleições passadas.
“Chegou a hora do ministro Carlos Fávaro parar de olhar no retrovisor e olhar para frente, tentar recuperar as atribuições que o ministério perdeu e realmente se preocupar com políticas agropecuárias que tragam benefícios para os produtores”, diz trecho da nota.
Posição essencial
O senador Rogério Marinho (PL) e candidato à presidência do Senado, em visita à Cuiabá nesta quarta, desejou sorte ao novo ministro, salientando que não torcerá contra, independente de terem apoio candidatos diferentes.
“Nós desejamos que ele faça uma profícua [produtiva] administração, nós temos o dever como brasileiros de esperar que o ministro da Agricultura tenha um desempenho similar ao que ocorreu nos últimos 4 anos, do presidente Bolsonaro […] Nós somos o celeiro que alimenta mais de 1 bilhão de pessoas. Então, o cargo que o senador Fávaro está ocupando é extremamente relevante e essencial para a economia brasileira. Nós desejamos a ele todo êxito e sucesso”, explicou.


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Itaipava lidera conversas e é a marca mais falada durante o Carnaval 2025

A cerveja Itaipava se consagrou como a marca mais falada dentre as cervejas no Carnaval 2025. Amparada em ações inéditas criadas exclusivamente para a folia, a cerveja do Grupo Petrópolis reafirmou sua força e conexão com o público e somou um total de 8.330 menções nas plataformas Twitter/X, Facebook, Instagram, portais de notícias e blogs, liderando o volume de conversas no segmento. Os dados de monitoramento são da plataforma Stilingue, mapeando as métricas da campanha no período de 15 de janeiro de 2025 a 05 de março de 2025.
A metodologia analisou as menções em mar aberto oito marcas de cerveja, entre elas Itaipava, Brahma, Amstel, Heineken e Corona, abrangendo as plataformas e veículos citados acima. Foram consideradas menções que incluíssem o nome da marca ou seu perfil oficial, combinados com palavras-chave relacionadas ao Carnaval, além de hashtags oficiais das marcas e eventos patrocinados.
O desempenho se deve, principalmente, a uma estratégia de conteúdo 360°, criada pela equipe de Itaipava em parceria com a WMcCANN, que reforçou a presença ativa de influenciadores nas redes e ampliaram a visibilidade da Itaipava no digital. Dentre os temas de destaque em mar aberto estiveram as ações com fãs clubes do squad da marca, como Ivete Sangalo e Álvaro Xaro, somados ao patrocínio da marca ao Bloco Coruja, da cantora e embaixadora, que somou 689 mil visualizações nos conteúdos publicados no Instagram. As conversas também incluíram experiência de consumo de Itaipava no bloco e nos Camarotes e eventos patrocinados pela marca durante o carnaval.
O Gole Gole, copo térmico e inderramável criado pela marca para garantir que o folião não perca nenhum gole de sua cerveja no meio da festa, dominou o interesse nos canais proprietários da marca. O copo produzido por impressão 3D de alta precisão e tecnologia giroscópica rodou os carnavais de Olinda e Salvador nas mãos de influenciadores.
Já o TikTok foi o canal que se manteve como o mais engajado da marca em posts proprietários. Na plataforma, parcerias como a ativação com Thaynara OG também renderam resultados positivos com mais de 2 milhões de views.
“Estamos muito felizes com os resultados durante o Carnaval. O engajamento do público com a nossa marca demonstra uma estratégia digital assertiva e a importância dos influenciadores na amplificação da mensagem. A Itaipava tem no Carnaval um momento estratégico, e conseguimos reforçar ainda mais essa conexão autêntica com os consumidores”, destaca Diego Santelices, head de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis.
Ações da marca
Além das ações digitais, a Itaipava reforçou sua presença no Carnaval patrocinando eventos icônicos pelo país, como o Olinda Beer (PE), os Camarotes Villa e Planeta Band e o Bloco Coruja (BA), o Oba Festival (SP) e a transmissão do SBT Folia. No Camarote Villa, um dos mais prestigiados do circuito Barra-Ondina em Salvador, a marca contou com um estúdio exclusivo onde eram produzidos conteúdos em tempo real. Nesse espaço, influenciadores como Adriane Galisteu, Álvaro, Thaynara OG e Carol Peixinho, entre outros, e veículos como TikTok, UOL e Sua Música produziram conteúdos, transmissões, interações e dinâmicas conectando quem está na folia e quem acompanha à distância.
Para o Carnaval 2025, a Itaipava trouxe inovações em sua estratégia. Além do copo inderramável Gole Gole, a campanha criada pela WMcCann com o mote “A sede de folia pede. Itaipava” resgatou o icônico cooler da Itaipava apresentado na campanha de Verão e levou o espírito da folia para Salvador com um filme estrelado por Ivete Sangalo. A marca também apostou em uma collab inédita com a Avon, unindo duas paixões do público: a Itaipava e o batom conhecido por sua durabilidade de 16 horas sem borrar.