MATO GROSSO
Ex-ministra da Agricultura pede trégua entre Aprosoja-MT e Carlos Fávaro
MATO GROSSO
A ex-ministra da Agricultura e Pecuária (Mapa) e senadora diplomada, Tereza Cristina (PP-MS), pediu trégua entre a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e o seu sucessor na pasta, o senador por Mato Grosso Carlos Fávaro (PSD).
De acordo com Tereza, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o setor esteve em grande parte alinhado com as pautas do Governo Federal e defendeu a reeleição do liberal, destacando que a Aprosoja foi evidentemente bolsonarista. Em contrapartida, Fávaro apoio Lula (PT), e ganhou “inimigos” no agronegócio, sendo chamado de traidor.
“A gente sabe que os agricultores em sua maioria apoiaram o governo anterior. Então, a Aprosoja foi muito enfática nesse apoio, mas está na hora de destencionar. Conheço muito o senador Fávaro”, disse Tereza Cristina, nesta última quarta (18), em entrevista à Rádio Capital.
Recentemente, Fávaro afirmou em entrevista à revista Veja, que a Aprosoja se tornou um símbolo de atos antidemocráticos – movimento que contesta o resultado das urnas e pede intervenção militar. O novo ministro ainda destacou que membros da entidade participaram dos atos criminosos em Brasília no dia 08 de janeiro, durante invasão e depredação do patrimônio público.
“Sem dúvida. A Aprosoja foi um símbolo, inclusive de apoio aos atos antidemocráticos, o que é descabido e deve ser reprimido. Eu fui presidente da entidade em meu estado. É a maior entidade de produtores do Brasil. Mas não posso fechar os olhos. Membros da Aprosoja participaram, sim, de atos antidemocráticos. Um delegado da entidade foi preso ateando fogo em caminhão, em uma praça de pedágio. Não estou trabalhando com hipóteses, são fatos reais. É realmente lamentável”, pontuou Fávaro.
Em resposta, à associação disse que é política, mas “apartidária” e que a invasão foi repudiada em nota pública. Por isso, a entidade presidida por Fernando Cadore considera a acusação descabida, embora seu dirigentes tenham se manifestado a favor do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que não apoiou qualquer candidato a cargo eletivo nas eleições passadas.
“Chegou a hora do ministro Carlos Fávaro parar de olhar no retrovisor e olhar para frente, tentar recuperar as atribuições que o ministério perdeu e realmente se preocupar com políticas agropecuárias que tragam benefícios para os produtores”, diz trecho da nota.
Posição essencial
O senador Rogério Marinho (PL) e candidato à presidência do Senado, em visita à Cuiabá nesta quarta, desejou sorte ao novo ministro, salientando que não torcerá contra, independente de terem apoio candidatos diferentes.
“Nós desejamos que ele faça uma profícua [produtiva] administração, nós temos o dever como brasileiros de esperar que o ministro da Agricultura tenha um desempenho similar ao que ocorreu nos últimos 4 anos, do presidente Bolsonaro […] Nós somos o celeiro que alimenta mais de 1 bilhão de pessoas. Então, o cargo que o senador Fávaro está ocupando é extremamente relevante e essencial para a economia brasileira. Nós desejamos a ele todo êxito e sucesso”, explicou.


MATO GROSSO
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.
As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.
A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.
Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.
Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.
Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Appassionata” – Opus Quattro celebra os temas do amor em concerto na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Com tecnologia de ponta, H.Bento realizou mais de 70 mil atendimentos ortopédicos em 4 anos
-
MATO GROSSO6 horas atrás
AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças