MATO GROSSO
Exposição sobre arquitetura religiosa de Mato Grosso é realizada em Cáceres
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) leva para Cáceres a exposição Arquitetura Religiosa de Mato Grosso, composta por 40 obras do artista e arquiteto Carlos Pina. A mostra tem entrada gratuita e conta um pouco da história e cultura do Estado por meio dos desenhos de prédios religiosos construídos desde o período colonial até os dias de hoje.
A abertura da exposição será nesta quinta-feira (03.08), às 20h, no Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres), e contará com a presença do artista. Na ocasião, ele conduzirá a oficina gratuita Desafio do Artista.
Entre os desenhos da mostra estão igrejas e templos de várias cidades mato-grossenses, incluindo a Catedral São Luís, de Cáceres, inspirada na Catedral de Notre Dame, de Paris. O prédio levou 46 anos para ser construído, entre os anos de 1919 e 1965, e é um símbolo do patrimônio histórico e cultural mato-grossense.
“Além de retratar a história e a nossa cultura, as igrejas em Mato Grosso definem a paisagem local a partir de uma extraordinária riqueza de elementos arquitetônicos que são admirados até hoje”, destaca curador da mostra e superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo.

Créditos: Divulgação
A exposição fica aberta ao público na cidade até 15 de setembro, e apresenta 40 trabalhos feitos em papel, cerâmica e madeira. O artista Carlos Pina utilizou técnicas mistas de aquarela, grafite, lápis aquarelado, marcadores e até mesmo gotas de café.
Inicialmente, a mostra Arquitetura Religiosa de Mato Grosso foi apresentada em Cuiabá, no Museu de Arte Sacra (MASMT) de Mato Grosso. Agora segue para Cáceres por meio de uma parceria do MASMT com o Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres) e Prefeitura Municipal.
O artista
Carlos Pina é natural de Cuiabá, graduado em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Iluminação e Design de Interiores. Também é produtor cultural e já ministrou cursos de desenho à mão livre. Os desenhos artísticos eram hobby até que começou a expor seus trabalhos nas redes sociais, e passou a ganhar reconhecimento. Ele já participou de exposições em Cuiabá e tem se tornado uma referência na arte mato-grossense, retratando paisagens urbanas que são sua maior inspiração.
Serviço
Exposição Arquitetura Religiosa de Mato Grosso
Período: 03 de agosto a 15 de setembro
Visitação: Segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Local: Museu Emília Darci de Souza Cuyabano (Museu Histórico Municipal de Cáceres)
Endereço: Rua Riachuelo, 399, Cavalhada I, Cáceres – MT
Entrada: Gratuita
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.