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Filho de fotógrafo cuiabano é diagnostico com doença similar à que matou o pai e precisa de doadores de medula e plaquetas

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Foi aos 42 anos que o fotógrafo e cantor cuiabano Gilson Santana faleceu em decorrência de leucemia. Trinta anos depois e na mesma idade do pai, o filho Pablo Martins Santana está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, com doença similar. O quadro dele é de Asplasia de Medula, uma doença rara em que ocorre a diminuição da produção das células sanguíneas e faz a medula parar de funcionar.

Pablo está sob cuidados paliativos e o transplante é a única chance de cura. Ao contrário do pai, que antes do transplante chegou a fazer a quimioterapia em busca da cura, no caso de Pablo a quimio não é uma indicação.

Segundo reportagem da jornalista Alecy Alves, do Diário de Cuiabá, o pai de Pablo, que na época trabalhava como repórter-fotográfico no mesmo jornal, foi diagnosticado com leucemia. Gilson Santana chegou a fazer transplante em um hospital de São Paulo. O doador foi um irmão, porém, ele faleceu meses depois.

Pai de Pablo faleceu de doença similiar aos 42 anos. 
No caso de Pablo, o irmão dele, Gilson Santana Júnior, explica que entre os familiares não há doadores compatíveis. Por isso, precisam buscar doador junto ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula (Redome). Até o momento ele não encontrou doador com compatibilidade entre os milhões de cadastrados no Brasil e iniciou uma campanha em busca de novos doadores.

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DIAGNÓSTICO

Pablo apresentou os primeiros sintomas no dia 30 de outubro. Levou a mãe Maria Divina Santana para votar e no retorno a comunicou que iria buscar atendimento no Pronto Atendimento do Hospital Santa Rosa porque não estava se sentindo bem.

Desde então, não deixou a unidade hospitalar. Foi mantido em observação enquanto passava por exames e com o diagnóstico removido para a UTI. Os níveis de plaquetas que normalmente é de 150 a 400 mil em uma pessoa saudável, no caso dele despencaram a 6 mil.

À família, conta Gilson Júnior, os médicos disseram que as plaquetas baixas representam riscos de hemorragias em órgãos e paradas cardíacas.

MEDULA E PLAQUETA

A doação de plaqueta e medula devem ser feitas no MT-Hemocentro (Rua 13 de Junho, 1055 – Centro Sul, Cuiabá). 

AJUDA FINANCEIRA

A família de Pablo também precisa de ajuda financeira. Casado, eletricista de rede de alta tensão, ele é o único provedor da família.

A esposa, Jucineia, além das atividades do lar, cuida do filho do casal, Diogo, de 11 anos, portador de deficiência intelectual e motora(cadeirante).

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Ajuda financeira pelo pix CPF 01791925154, da esposa de Pablo, Jucineia Nuns Costa.

FONTE/ REPOST: OLHAR DIRETO
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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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