MATO GROSSO
Força Tática prende cinco homens e apreende armas em Poconé
MATO GROSSO
Policiais militares da Força Tática do 2º Comando Regional prenderam cinco homens pelos crimes de comércio, porte e posse ilegal de arma de fogo na noite desta quarta-feira (02.02), em Poconé. Na ação, foram apreendidos seis revólveres, quatro espingardas e diversas munições.
Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 18h, os policiais estavam em patrulhamento e realizaram abordagem em um bar, no bairro Jardim das Palmeiras. Na revista pessoal ao proprietário do local, foi encontrado um revólver calibre. 22, de numeração ilegível e com uma munição intacta. O suspeito afirmou que comercializava armas e que indicaria à equipe os locais onde os compradores estavam.
Colaborando com a ocorrência, o proprietário do bar informou a localização do segundo suspeito, no bairro Cohab Nova. No local, o suspeito confirmou que possuía armas de fogo. Dentro da casa, a equipe encontrou três carabinas de calibre 22; um revólver de calibre .38 e outro de calibre .22. Também foram apreendidos dois cartuchos de calibre 32.
Na sequência, a Força Tática se deslocou para um bar, no bairro Jurumirim. Foi realizada abordagem aos clientes e nada de ilícito foi encontrado. Já durante revista no estabelecimento, os policiais encontraram um revólver calibre .38 com cinco munições. O proprietário do bar se apresentou como o dono da arma e também recebeu voz de prisão.
Ainda em diligências, os policiais foram até a residência do quarto suspeito indicado pelo primeiro homem preso, no bairro Jardim das Palmeiras, onde foi localizado um revólver calibre .32 com uma munição. Diante dos fatos, todos os suspeitos foram levados para a Delegacia de Poconé.
No momento do registro da ocorrência, a equipe tomou conhecimento de um quinto suspeito envolvido, no bairro Boa Nova. No local, o homem foi preso com um revólver calibre .38 com quatro munições intactas. De volta à Delegacia, os cinco suspeitos foram autuados pelos crimes e todo o armamento encontrado foi apreendido pela polícia.
Disque-Denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado pelo 190 ou, sem precisar se identificar, pelo disque-denúncia 0800.065.3939.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS3 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais
-
MATO GROSSO14 horas atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica