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Funcionários de terceirizada da Prefeitura protestam na Câmara

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Funcionários da empresa Bem Estar Prestadora de Serviços, terceirizada que presta serviços à Prefeitura de Cuiabá, protestaram na manhã desta terça-feira (3) na Câmara Municipal alegando atraso no pagamento de salários, de benefícios e até assédio moral.

A Bem Estar presta serviços para a Prefeitura nos setores de habitação, meio ambiente, obras e turismo.

Um dos funcionários, Luciano Arruda Duarte, relatou que há colegas que não recebem salário há sete meses. Além disso, segundo ele há um jogo de ‘empurra-empurra’, porque a Prefeitura alega já ter repassado os valores e a empresa diz que ainda não recebeu.

“Estou aqui com meus companheiros que estão há mais de seis meses. Tem gente de sete meses sem receber salário e a empresa declarou falência porque a Prefeitura não repassou nada. Nós chegamos aqui e os vereadores falam que a Prefeitura repassou. É um jogo para lá e para cá”, disse.

São seis meses de atraso. Em janeiro temos férias para receber, fomos lá tentar fazer acordo com a empresa. Eles falaram para a gente que não tem o repasse da Prefeitura. Então, fomos até a Prefeitura. Chegamos lá e disseram que já repassaram. Então quem está mentindo?”, disse Tiago Williamson, que exerce funções administrativas.

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Uma outra funcionária identificada, como Tatiane Lemes dos Santos, que também trabalha no administrativo da empresa, diz que está com três meses de salário atrasado. Hoje em dia, ela passa por dificuldades até para se alimentar.

“A gente tem que pensar no que vai comer hoje. Esses dias eu não tinha dinheiro pra comprar uma tubaína. Fiquei revoltada dentro da minha casa, fiquei revoltada”, disse. “Eu não sei o que eu vou fazer dia 10 para pagar meu aluguel. Tem meu aluguel, minha ceia de Natal com a minha família, não sei”.

Ela conta que foi indicada para a vaga pelo vereador Mário Nadaf (PV), em troca de ela trabalhar em sua campanha política para as eleições deste ano.

Na última semana, alguns funcionários foram fazer um protesto em frente à sede da empresa, no bairro Esperança, mas segundo eles, a Polícia foi chamada para retirá-los do local. Os responsáveis pela empresa ainda não se manifestaram publicamente sobre as acusações.

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“Nós estamos devendo, moramos de aluguel. Cadê você, Emanuel Pinheiro? Pague esse povo! O povo quer passar o Natal e o Ano Novo com uma ceia bonita. Você está bem, você está rico, rapaz, mas e os trabalhadores que ‘ralou’? Vereadores, socorro”, gritou Luciano, que está há seis meses sem receber, visivelmente irritado.

Outro lado

MidiaNews procurou a Prefeitura de Cuiabá, que se manifestou por meio de nota. Segundo o texto, tudo está dentro do prazo legal de medição e pagamento da nota de serviços prestados pela empresa Bem-Estar Ltda., atendendo ao prazo descrito contratualmente.

A administração de Emanuel Pinheiro disse que não possui gestão direta sob a contratação, demissão ou pagamento dos funcionários que possuem vínculo empregatício com a prestadora de serviço e afirmou ainda que todos os contratos são publicizados e seguem os ritos legais.

Os vereadores assinaram um requerimento para convocar o proprietário da Bem Estar a ir até o Parlamento prestar explicações sobre as acusações.

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Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

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Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

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De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

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Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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