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Gasolina volta a ser preferência de 50% dos motoristas e arrecadação estadual aumenta

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De acordo com dados do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo), nos primeiros meses de 2022 o volume de etanol derivado da cana ou do milho ficou em 111,1 milhões de litros no Estado. Já o relacionado à gasolina foi de 112 milhões de litros. Com isso, o cenário mostra que 50% dos motoristas estão optando por abastecer com gasolina.

Em 2021, o volume de etanol foi de 150,1 milhões de litros e o de gasolina ficou em 84,2 milhões de litros. De acordo com o Sindipetróleo, nesse período, 65% dos que abasteciam carros flex escolhiam etanol, enquanto 35% preferiam gasolina. 

Para o sindicato, a mudança de comportamento não parece ser algo passageiro, já que o preço do etanol continua acompanhando as altas da gasolina, reajustes que são realizados primeiro pelas usinas ou distribuidoras e repassados pelos postos.

Diesel

O setor percebeu o impacto da redução de apenas 1% no ICMS do diesel e também confirmou uma demanda aquecida no campo e no transporte de cargas. O Estado expandiu a comercialização do diesel, usado pelo agronegócio, e o volume consumido passou de 673 milhões de litros em janeiro e fevereiro.

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Em 2021, no mesmo período, o total consumido foi de 562,9 milhões de litros. O incremento é de 19,6%.  Nesses dados, constam as vendas realizadas à agricultura e que não passam pelos postos revendedores.

O Sindipetróleo ressaltou também o crescimento de 34% no consumo do diesel S-10, que contém menos partículas de enxofre comparando com o diesel S-500. Do total de 673 milhões de litros, 396,9 milhões referem-se ao S-10. 

Arrecadação Estadual

O sindicato apontou que o crescimento do consumo expandiu a arrecadação estadual, com salto de 79,4%, passando de R$ 490,2 milhões para R$ 879 milhões. 

“Mesmo o Estado diminuindo a alíquota, a arrecadação cresceu. Esse é só mais um indício de que a cobrança tributária está em desequilíbrio e quem está sendo penalizado é o consumidor. Não é justo que os impostos cresçam seguindo as oscilações dos combustíveis no mercado internacional. O sinal está claro: é preciso rever as alíquotas e a forma de cobrança”, explica Nelson Soares, diretor-executivo do Sindipetróleo.

No momento, os preços que servem de base para cobrança de ICMS estão congelados até junho. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Complementar 192/22, que prevê a incidência única do ICMS sobre os combustíveis. A partir de julho, entrará em vigor a alíquota, que ainda terá o valor discutido, entrará em vigor no Brasil.

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FONTE/ REPOST: BRUNA BARBOSA – OLHAR DIRETO 

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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