MATO GROSSO
Governador entrega casas do SER Família Habitação, asfalto novo e escrituras em Juara e Juína nesta sexta-feira (19)
MATO GROSSO
Programação que estava prevista para sábado (20) nos municípios de Castanheira, Juruena e Aripuanã será remarcada pelo Governo de MT para outro momento
O governador Mauro Mendes cumpre agenda, nesta sexta-feira (19.04), em Juara e Juína, onde vai entregar 75 casas populares do SER Família Habitação, asfalto novo e 1.000 escrituras de imóveis, e vai vistoriar obras e anunciar a instalação de câmeras do programa Vigia Mais MT e de lâmpadas de LED do programa MT Iluminado.
A programação que estava prevista para sábado (20) nos municípios de Castanheira, Juruena e Aripuanã será remarcada pelo Governo de Mato Grosso para outro momento.
A agenda do governador começa às 8h15 com a vistoria às obras do aeroporto e, em seguida, da construção da Escola Técnica Estadual. Às 9h30, será feita a entrega do Escritório Regional de Saúde e às 10h15, do asfalto novo no bairro Porto Seguro. Mauro Mendes encerra a agenda na cidade com a entrega de 46 km de asfalto novo da MT-325 Rodovia do Jaú.
No período da tarde, às 14h, o governador chega em Juína. Às 14h30 ele faz vistoria nas obras do novo Hospital Regional e, às 15h30, no asfalto novo no bairro Módulo 5. Nesse local terá atendimento à imprensa. Às 16h, o governador fará a entrega de 75 casas populares do SER Família Habitação, programa idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.
A partir das 17h, será feito o anúncio de instalação de câmeras do Programa Vigia Mais MT e de lâmpadas de LED do MT Iluminado, assinatura do contrato para reforma da unidade da Sema no município e entrega de mais de 1.000 escrituras de imóveis. À noite, Mauro Mendes participa, a partir das 19h, da posse da diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de MT.
Agenda
Sexta-feira (19.04)
Juara
8h – Chegada em Juara
8h15 – Vistoria no aeroporto
8h20 – Entrevista ao vivo para Rádio Tucunaré (no aeroporto)
08h30 – Vistoria à obra de construção da Escola Técnica Estadual e entrevista à imprensa
9h30 – Entrega do Escritório Regional de Saúde
10h15 – Entrega do asfalto novo no bairro Porto Seguro
10h45 – Entrevista para a TV Record Amplitude
11h30 – Inauguração de 46 km de asfalto novo da MT-325 (Rodovia do Jaú), no Salão da Igreja na Comunidade Jaú
Juína
14h – Chegada em Juína
14h30 – Vistoria às obras do novo Hospital Regional e atendimento à imprensa no local
15h30 – Vistoria às obras de asfalto novo no bairro Módulo 5
16h – Entrega de 75 casas populares do SER Família Habitação no Residencial São Tarcísio, bairro Módulo 6
17h – Anúncio de instalação de câmeras do Programa Vigia Mais MT e de lâmpadas de LED do MT Iluminado, assinatura do contrato para reforma da unidade da Sema no município, entrega de mais de 1.000 escrituras de imóveis, assinatura de adesão ao Balcão Único, liberação de R$ 1,5 milhão para melhorias no Parque Lagoa das Garças. Essa agenda será na CDL Juína.
19h – Participação na posse da diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de MT, no CTG
Sábado, 20/04
6h – Entrevista para Rádio Band FM Juína
7h – Retorno para Cuiabá


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO5 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO1 hora atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura