Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de Mato Grosso lança Projeto Autismo na Escola nesta sexta-feira (1º)

Publicados

MATO GROSSO


O Governo de Mato Grosso lança nesta sexta-feira (31.03), em Cuiabá, o Projeto Autismo na Escola. O evento será realizado às 14h, no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e ocorre em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. A defesa dos direitos do autista é uma das causas apoiadas pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo governador Mauro Mendes.

Em outubro de 2020, eles entregaram a Carteira de Identificação do Autista – (CIA), para crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno. A primeira-dama é madrinha da causa e a carteirinha foi uma das primeiras demandas que recebeu dos pais e das associações que atendem pessoas com autismo. O trabalho de emissão foi realizado por intermédio da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), de forma gratuita, nos Centros de Referência de Assistência Social. O documento tem validade de cinco anos.

O objetivo do Projeto Autismo na Escola é promover estudos capazes de desenvolver na comunidade escolar a promoção de políticas públicas voltadas para o autismo. Devem ser auxiliados estudantes dos anos iniciais, ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados nas 700 escolas de ensino regular, do campo, quilombola e indígenas em Mato Grosso.

Leia Também:  VÍDEO: Vanderley Cerqueira é o candidato à presidência da Câmara de Várzea Grande com apoio da prefeita eleita

Entre ações a serem desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação Especial da Seduc, estão oficinas de abordagem para acolhimento, palestras com a Dr. Érica Rezende Barbieri, e distribuição da cartilha “Autismo Sonho de Menino”, elaborada pelo médico Enã Rezende.

A metodologia aplicada nas oficinas inclui atividades de mobilização, situações interativas e lúdicas. Os educadores passarão por formação pedagógica.

Na cartilha há informações sobre a história de superação de Enã que é autista nível 1 (leve), orientações quanto aos primeiros sinais que ajudam a identificar o espectro, características e diferenças de comportamento na linguagem, som, relacionamentos, compreensão, contato físico, brincadeiras, situações de perigo e importância da escola neste processo.  O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho, também participam do lançamento.

SERVIÇO

Assunto: Governo de Mato Grosso lança Projeto Autismo na Escola nesta sexta-feira (1º)

Data e hora: Sexta-feira (1º.04), às 14h

Local: Auditório da Seduc

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

Leia Também:  Seduc promove discussão sobre práticas do processo de ensino e aprendizagem

Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA