MATO GROSSO
Governo de MT lança Circuito Folia Cuiabá 2024 nesta quarta-feira (31)
MATO GROSSO
O Circuito Folia Cuiabá 2024 será realizado entre os dias 09 e 13 de fevereiro, com ampla programação gratuita para a população, que contempla diferentes eventos e locais da capital mato-grossense. O carnaval deste ano é viabilizado com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, e apoio da Assembleia Legislativa.
“O carnaval é a maior festa popular brasileira e a folia faz parte da cultura e da tradição do povo cuiabano. Esta é uma das maiores edições do carnaval na capital e convidamos toda população a festejar e prestigiar o trabalho das comunidades, dos artistas, dos blocos e das escolas de samba”, afirma o secretário titular da Secel-MT, Jefferson Neves.
Um dos destaques da tradicional folia, o desfile oficial de blocos e escolas de samba coroa o encerramento da festa na noite do dia 13, com apresentação dos grupos na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), em frente à Praça das Bandeiras.
“Estamos ansiosos pelo momento de ocupar a rua e mostrar aos foliões um novo tempo do carnaval cuiabano, que volta renovado graças ao Governo de Mato Grosso, que está nos apoiando a cimentar uma nova era. O ânimo está renovado e isso se reflete no clima dos ensaios”, ressalta o vice-presidente da Liga Cuiabá, Juciney Valdomiro, professor Ney.
Assim como a 15ª edição do Festival de Siriri e Cururu, realizada em dezembro de 2023, o Governo de Mato Grosso permitiu que os mestres da cultura popular tivessem autonomia na produção do evento. Assim, o Circuito Folia Cuiabá 2024 conta com o recurso estadual para realização, mas é organizado pela Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba de Cuiabá. (Com informações da assessoria)
Serviço
Lançamento do Circuito Folia Cuiabá 2024
Data: 31/01, a partir das 18h30
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana – Rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes.
Entrada: Gratuito
Mais informações: Instagram @carnavaldecuiaba
Programação
09 a 11 – Bloquinho dos Estudantes – DCE UFMT
09 a 13 – Carnaval Casa das Pretas e A Casa do Centro – Praça da Mandioca – programação que celebra, também, manifestações tradicionais da cultura popular, como o Carnaval de Guiratinga e do boi.
10 a 13 – Carnaval da Central – Centro Histórico – realização conjunta da Sumac, Oddly e Mandinga Bar. Segunda edição do evento, que contará com mais de 30 atrações. Programação celebra a diversidade, com samba, pagode, funk, rap, música eletrônica e música autoral. Nos dias 11 e 12, com participação dos Bloquinhos Independentes.
11 – Baile da Calorosa – Rebu Bar, localizado na Rua 1 do bairro Boa Esperança. Segunda edição do evento, com show da Banda Calorosa tocando com hits de carnaval e produções autorais. Participação de Mariana Borealis e sets dos Djs Mumuque e Foguinho.
13 – Bloco Bode Bonito – Praça Popular
13 – Desfile Oficial dos Blocos e Escolas de Samba de Cuiabá. Participam as escolas de samba Payaguás e Império de Angola, e os blocos Tradição do Araés, Unidos do Araés, Império de Casa Nova, Boca Suja, Explosão Cuiabá, Luxo Folia, Duque Folia, Povo Feio e Melados.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.
Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.
A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.
A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.
“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO5 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL3 dias atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dia Internacional da Cerveja: descubra o copo ideal para cada estilo