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Governo de MT lança edital Bolsa Atleta 2024 com investimento de mais de R$ 5 milhões

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O Governo de Mato Grosso lançou, nesta terça-feira (16.07), o edital Bolsa Atleta 2024 do programa Olimpus MT, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). As inscrições começam a partir das 0h desta quarta-feira (17.07) e seguem até às 0h do dia 5 de agosto, de maneira exclusivamente eletrônica, por meio deste link (clique).

Ao todo, serão mais de R$ 5 milhões disponíveis para proporcionar suporte financeiro a atletas, paratletas e atletas-guia praticantes do desporto de rendimento no Estado.

Nesta edição da Bolsa, o desempenho e a classificação dos requerentes serão avaliados referentes aos eventos esportivos ocorridos em 2023.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura, destacou os avanços do programa e seus impactos como ferramenta de inclusão e apoio à talentos locais.

“Esse ano, estamos tendo a oportunidade de ampliar o programa, podendo chegar a atender mais de 500 esportistas. Isso significa muito para nós, pois é mais uma garantia de que nenhum atleta talentoso vai ficar de fora do apoio necessário para sua formação e desenvolvimento”, pontuou o secretário.

Para David, essa continuidade e aprimoramento da bolsa é fundamental para que os esportistas mato-grossenses possam alcançar o alto rendimento.

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“O Olimpus MT tem se mostrado essencial para o crescimento do esporte e suas diversas modalidades em nosso Estado. Conseguimos ver claramente o que é Mato Grosso antes e depois do programa. Hoje, por exemplo, tem atleta bolsista do Governo do Estado indo para as olimpíadas”, comemorou o secretário.

No total, o recurso de R$ 5 milhões visa contemplar 520 atletas nesta edição, divididos em cinco categorias: Infantil (100 bolsas de R$ 200), Atleta de Base (100 de R$ 400), Estudantil (120 de R$ 800,00), Nacional (170 de R$ 1200) e Internacional (30 de R$ 2000).

Os valores mensais das bolsas variam de R$ 200 a R$ 2.000. Todas as categorias terão 20% das vagas reservadas aos paratletas.

O programa de incentivo financeiro atende, preferencialmente, os esportes olímpicos e paralímpicos, mas possui vagas para aqueles esportes que não fazem parte dos programas ou não são cadastrados no Comitê Olímpico do Brasil (COB) ou Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Vale lembrar que a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer (Sael), responsável por coordenar o Edital, pode realizar o remanejamento de vagas não preenchidas dentro das limitações orçamentárias, criando vagas remanescentes para qualquer categoria.

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Os interessados em pleitear o benefício deverão ler o Edital em sua integralidade, preencher as determinações exigidas no formulário e anexar documentos obrigatórios e posteriores retificações, caso ocorram. Não será aceita inscrição fora do prazo estabelecido ou em outra modalidade, a não ser pelo sistema online.

Case de sucesso

O Governo de Mato Grosso investiu mais de R$ 13 milhões na concessão de bolsas a atletas e técnicos, desde a reformulação e ampliação do programa Olimpus, em 2020. Nesses últimos anos, os valores dos editais do Bolsa Atleta quadruplicaram e os do Bolsa Técnico, triplicaram.

No Bolsa Atleta, foram efetivados três editais nesse período e os investimentos saltaram de R$ 1,43 milhão para mais de R$ 5 milhões no mais recente deles. O número de contemplados passou de 151 para 488 atletas atualmente, atendendo praticantes de variadas modalidades esportivas em todo o Estado.

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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