Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Governo de MT renova frota da Saúde para garantir condições de trabalho aos servidores e melhorar prestação de serviços

Publicados

MATO GROSSO

O Governo de Mato Grosso entregou nesta terça-feira (05.09) 110 novos veículos à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para uso das unidades de saúde de Cuiabá e no interior do estado, em cerimônia na Praça da Bandeiras, na Capital.

Foram entregues 50 picapes e 60 caminhonetes. A SES prevê o investimento de R$ 6,9 milhões por ano na locação dos veículos.

“Investir na infraestrutura das secretarias é importante porque, para prestar um bom serviço, é preciso que se dê as condições adequadas para os servidores públicos para que eles desempenhem um bom trabalho. Um carro parece simples, mas ele vai garantir a locomoção tranquila, segura e eficiente para os diversos cantos de Mato Grosso. Poder ir e voltar dos milhares de destinos e roteiros feitos no dia a dia, com mais qualidade e segurança”, afirmou o governador Mauro Mendes, durante a solenidade.

Houve ainda a entrega simbólica das chaves dos veículos a dois servidores da SES: Josied Cunha, superintendente estadual de Regulação, e Marx Rocha Camarão, coordenador estadual de imunização.

Leia Também:  VÍDEO: homem aparece pelado em lanchonete de Juína e ainda sai na "Porrada" com o empresário que não gostou da atitude dele, veja

“Na Superintendência de Regulação, ficamos muito felizes de saber que recebemos uma caminhonete para realizar o trabalho de visita da equipe multidisciplinar aos pacientes em home care, por exemplo. Além disso, essa entrega otimizará os trabalhos de regulação desenvolvidos pelos Escritórios Regionais de Saúde, que também vão receber veículos”, declarou Josied, que é servidora da SES há 20 anos.

Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a entrega dos 110 veículos é resultado de uma gestão que prioriza condições cada vez melhores para os servidores.

“Esse é mais um momento importante para a Saúde do Estado, porque fazemos um robusto investimento para melhorar as condições logísticas dos nossos profissionais que atuam nos 141 municípios, nos 16 Escritórios Regionais de Saúde, nos Hospitais Regionais e em todas as demais unidades da SES. O Governo Mauro Mendes tem dado as condições necessárias para que possamos desempenhar um bom trabalho”, avaliou.

O deputado estadual Max Russi ponderou que essa é uma das grandes entregas realizadas pela atual gestão do Governo na área da Saúde.

Leia Também:  Primeira-dama de MT participa da inauguração da Secretaria de Assuntos Indígenas de Brasnorte

“Mais uma ação importante do Governo do Estado, que tem feito investimentos em todas as áreas e na Saúde não é diferente. Um planejamento que lança as obras de novos Hospitais Regionais e retoma duas obras abandonadas em Cuiabá. As obras estão acontecendo, os investimentos estão acontecendo, o Fila Zero chegando, as cirurgias sendo feitas numa área que é muito sensível, que é a Saúde”, acrescentou o parlamentar.

Também estiveram presentes na entrega dos veículos o deputado estadual Valmir Moretto, o vereador por Cuiabá Dilemário Alencar, e os secretários de Estado César Roveri (Segurança Pública), Francisco Lopes (Procuradoria Geral), Grasielle Bugalho (Assistência Social), Jefferson Neves (Cultura, Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Ex-vereador e ambientalista de Mato Grosso morre após acidente com poda de árvore

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  VÍDEO: homem aparece pelado em lanchonete de Juína e ainda sai na "Porrada" com o empresário que não gostou da atitude dele, veja

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA