MATO GROSSO
Governo firma convênio, cede máquinas e lança licitação para Bom Jesus do Araguaia
MATO GROSSO
O Governo de Mato Grosso vai investir R$ 74 milhões em obras de infraestrutura no município de Bom Jesus do Araguaia. Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), foi lançada a licitação para asfaltar 36,6 km da MT-322 no município e firmado convênio para asfalto urbano. Além disso, foi anunciada a cessão de uma motoniveladora e uma pá-carregadeira para Bom Jesus.
O prefeito da cidade, Marcilei Alves de Oliveira, o Mansão, esteve na Sinfra-MT nesta terça-feira (31.05) para a assinatura do convênio e destacou os investimentos. “É uma notícia importante a publicação da licitação da MT-322, um sonho de Bom Jesus do Araguaia e da região. Em breve vai começar essa obra tão sonhada que vai melhorar a vida de cada um dos nossos moradores”, disse.
A licitação para o asfaltamento da MT-322 foi publicada nesta quarta-feira (01.06). O trecho a receber o pavimento tem 36,6 km de extensão e vai ligar o município até o trecho asfaltado da BR-158. Com essa obra, os moradores de Bom Jesus do Araguaia vão evitar um trecho de aproximadamente 30 km da rodovia federal que não tem asfalto.
A obra irá beneficiar também os moradores de municípios vizinhos, como Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, que também vão utilizar o trecho da MT-322 para chegar na BR-158. A obra está orçada em R$ 70.022.442,12 e a licitação será realizada no dia 29 de junho, às 09h, por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em lote único e com critério de menor preço.
Já o convênio assinado com a prefeitura de Bom Jesus do Araguaia, é no valor de R$ 4.034.070,80, sendo R$ 3 milhões do Governo do Estado, para realizar obras de asfalto, drenagem de águas de chuva e sinalização em 28.403,81 m² de ruas da cidade.
Receberão as obras as ruas José Sarney, Leonardo, José Ribeiro, Assembleia de Deus, Dom Pedro, Bom Jesus, Garces, Mato Grosso e Brasil, além da Avenida Goiás. Com o convênio, o Governo de Mato Grosso repassa recursos para a prefeitura, que fica responsável por realizar as obras.
Autorizada pelo governador Mauro Mendes, a Sinfra-MT também assinou o termo de cessão de duas máquinas para Bom Jesus do Araguaia, sendo uma motoniveladora e uma pá-carregadeira. “Esse é um governo que realmente tem feito a diferença para o Estado de Mato Grosso e para Bom Jesus não foi diferente. Nosso município tem sido muito ajudado”, finalizou o prefeito Mansão.


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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