MATO GROSSO
“Hoje há confiança da população no Governo de Mato Grosso”, destaca senador Jayme Campos
MATO GROSSO
O senador Jayme Campos destacou que os investimentos feitos pelo Governo de Mato Grosso em todas as regiões do Estado, nos últimos três anos, fizeram com que a população voltasse a confiar no Executivo Estadual. Em 2022, o governo investe 15% da receita corrente líquida em obras e ações que beneficiam toda população, em áreas como infraestrutura, saúde, educação, agricultura familiar, segurança e cultura.
“Já fui governador e conheço o desafio que é administrar um Estado com a dimensão continental de mais de 900 mil km². Ainda há muito a ser feito, mas a verdade precisa ser dita, o governador Mauro Mendes conseguiu resgatar algo muito importante, que é a confiança da população. Hoje, há confiança no governo, que deixou a casa arrumada. O Estado também é o segundo no ranking de geração de empregos do país, resgatando a autoestima do cidadão mato-grossense”, afirmou ele, durante cerimônia de posse dos seis novos secretários estaduais, nesta segunda-feira (04.04), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Ele ainda acrescenou que “não tenho dúvida alguma das transformações que Mato Grosso passou nesses últimos três anos e três meses. Me recordo perfeitamente de um episódio, em que estávamos em uma agenda em Pontes e Lacerda, quando quis saber como o governador faria, porque naquele momento parecia ser uma tarefa quase impossível. Mauro, então, fez a receita de bolo certinha ao eliminar privilégios, enxugar a máquina pública e “cortar no osso”, para poder devolver ao cidadão o dinheiro pago em impostos. Volto a dizer que com isso, o que a gente presenciou foi o resgate da autoestima do cidadão”.
Jayme Campos, que soma seis mandatos em cargos públicos, como prefeito de Várzea Grande, governador de Mato Grosso e senador da República, afirmou que tem experiência política suficiente para exaltar o trabalho feito pelo Governo, que produziu muito resultado em pouco tempo.
“Essa união das nossas lideranças, Governo e parlamentares das bancadas federal e estadual, fez um trabalho quase artesanal diante de várias oportunidades para Mato Grosso, entre elas, a construção da primeira ferrovia estadual, que vai ligar Rondonópolis a Cuiabá. Foi um trabalho dos parlamentares federais junto com o governador. Avançamos muito e vamos avançar mais, principalmente se depender do comprometimento desta equipe de Governo”, finalizou.
Também acompanharam da solenidade os senadores Wellington Fagundes e Carlos Fávaro, os deputados federais Neri Geller, Nelson Barbudo, Carlos Bezerra e Valtenir Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Carlos Avalone, Gilberto Cattani, Allan Kardec, Dr. Gimenez, Janaina Riva, Wilson Santos, Dr. João e Thiago Silva. Além dos suplentes de senadores Fábio Garcia e Margareth Buzetti, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, secretários de Estado, presidentes de autarquias, a vereadora de Cuiabá, Michelly Alencar, e representantes do setor produtivo.


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO13 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO15 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO12 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura