Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Hospitais Regionais realizaram mais de 373 mil procedimentos eletivos para acelerar atendimento à população

Publicados

MATO GROSSO

Os oito Hospitais Regionais geridos pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) realizaram um total de 373.561 atendimentos eletivos, entre consultas, cirurgias e exames, de janeiro a outubro de 2023. Os procedimentos aceleraram o atendimento à população que aguarda por serviços via Sistema de Regulação, nos 142 municípios do Estado.

“Nossos hospitais trabalham diuturnamente para acelerar o atendimento dos pacientes que esperam algum procedimento eletivo via Sistema Único de Saúde em Mato Grosso. Para isso, além das nossas unidades de saúde, contamos com a atuação dos municípios e dos consórcios intermunicipais, que já aderiram ao programa Fila Zero na Cirurgia, cuja meta é eliminar a demanda reprimida no Estado”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Durante os 10 primeiros meses do ano, os Hospitais Regionais de Sinop, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Rondonópolis, Sorriso, o Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e o Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizaram 135.738 consultas, 17.383 cirurgias e 220.440 serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que inclui procedimentos e exames ambulatoriais.

Leia Também:  Vereadores de MT aumentam seus salários em 25%

As especialidades atendidas foram na área de cirurgia-geral, cirurgia bariátrica, clínico-geral, cardiologia, ortopedia, ginecologia, pediatria, neurocirurgia, obstetrícia, pneumologia, otorrinolaringologia, bucomaxilofacial, ecocardiografia, mamografia, urologia, entre outras.

Conforme o secretário adjunto de Gestão Hospitalar, Oberdan Lira, a SES está investindo em mutirões e outras estratégias para atender os pacientes. “Os usuários do SUS são os principais beneficiados com o esforço que nossos profissionais estão fazendo. Temos realizado mutirões e outras estratégias para zerar a fila”, afirmou o gestor.

Oberdan ainda explicou que os hospitais geridos pela SES não integram o programa estadual Fila Zero na Cirurgia, mas os atendimentos eletivos que realizam colaboram para a meta da iniciativa. “Não há dúvida que a união de esforços entre municípios, consórcios e Hospitais Regionais irão convergir para o propósito do programa”, afirmou o secretário adjunto.

Fila Zero na Cirurgia

O programa Fila Zero na Cirurgia já tem 240 mil procedimentos eletivos aprovados e em execução em Mato Grosso. Até o momento, já foram investimentos cerca R$ 194 milhões nesta iniciativa, que visa reduzir a espera por procedimentos eletivos em Mato Grosso por meio de parcerias.

Leia Também:  Como a administração pública pode superar a pobreza em um dos estados mais ricos do Brasil

O programa tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado. São elegíveis para o programa as unidades públicas de saúde municipais e estaduais, unidades privadas e filantrópicas, associações denominadas como consórcios e parceiros (como o MT Saúde).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Compra de arroz com "Suspeita de Irregularidades" pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é questionada pela imprensa

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA