MATO GROSSO
Hospital Estadual Santa Casa foi referência na pandemia e desde 2022 já realizou 5.600 cirurgias
MATO GROSSO
No auge da pandemia, a unidade chegou a manter 80 leitos de UTI Covid-19 para adultos e, neste período realizou apenas as cirurgias de urgência e emergência e manteve os atendimentos oncológicos e nefrológicos em locais completamente isolados da área Covid-19. A realização de cirurgias eletivas estava suspensa pelo Ministério da Saúde.
No dia 15 de junho de 2022, o Hospital Estadual Santa Casa retomou, em parte, a normalidade do fluxo de atendimento e restabeleceu a oferta de cirurgias eletivas. Desde então, a unidade já realizou mais de 120.246 atendimentos ambulatoriais, 6.402 internações, 3.003 cirurgias eletivas e 2.663 cirurgias de urgência.
“A SES não mede esforços para ampliar a oferta de serviços nos hospitais e unidades administradas pelo Estado. O Hospital Estadual Santa Casa presta atendimentos de extrema importância para a rede e exerce uma função primordial, sobretudo, no atendimento às demandas pediátricas e de alta complexidade”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.
Para a diretora do hospital, Patrícia Neves, o período pandêmico foi desafiador para toda a equipe multidisciplinar. “Foi o momento mais difícil da vida de muitos profissionais de saúde, mas especialmente para aqueles que estavam na linha de frente do combate. Tenho profundo respeito por cada um dos trabalhadores que não puderam se isolar e viveram todos os segundos da angústia que foi a pandemia da Covid-19 para salvar vidas”, disse.
Atualmente, o hospital oferece Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ala que realizou mais de 34 mil atendimentos entre junho de 2022 e maio de 2023. Neste período, ainda foram realizadas 56 internações na UTI pediátrica e 97 na UTI Neonatal.
A unidade também realizou 96 internações em UTI adulto e 445 internações na UTI cardiológica, que passou a receber pacientes em setembro de 2022.
Somente na área da oncologia cirúrgica, desde julho de 2022, foram realizados 9.524 procedimentos; já na oncologia clínica, foram realizados 2.220 atendimentos. Na área de nefrologia, a unidade realizou 5.410 atendimentos.
“O Hospital Estadual Santa Casa oferta um serviço de ponta a atende a muitas especialidades na alta complexidade, como cardiologia, neurologia, nefrologia, oncologia, pneumologia, urologia, entre outras. Nossa equipe trabalha para ofertar o melhor tratamento aos usuários do SUS”, concluiu a diretora.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Campo Verde sediará a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo

O município de Campo Verde irá sediar a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo, entre os dias 26 e 29 de junho, no espaço externo da Prefeitura. A iniciativa é da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, sob consultoria do produtor de eventos Edson Guilherme, idealizador do projeto. O evento contará com a presença da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que, pela segunda vez, será embaixadora e idealizadora do programa SER Família, o qual também participará da iniciativa por meio da arrecadação de alimentos destinados a uma entidade filantrópica do município.
O Campo Fashion Week surge como uma celebração da moda com raízes profundas no solo fértil de Mato Grosso. Mais do que um desfile, o evento representa o reconhecimento do município como líder na produção de algodão, sendo considerado a capital dessa cadeia produtiva, que vai da fibra ao fio.
Para a embaixadora do evento, a primeira-dama Virginia Mendes, esta é uma excelente oportunidade para o município atrair investidores e também promover ações sociais. “Conheço a cidade e admiro muito a força do trabalho dos campoverdenses. Já tive a oportunidade de conhecer o algodão na lavoura e também uma fábrica de fiação. É fascinante o que essa planta é capaz de fazer pelo desenvolvimento sustentável e pela geração de empregos. Unir esse evento lindo ao social também é algo maravilhoso. Estou honrada pelo convite do querido Edson Guilherme e também do prefeito Alexandre e da primeira-dama Rosilene para vivenciar a moda com peças produzidas a partir das fibras do algodão”, afirmou Virginia Mendes.
Campo Verde possui uma produção significativa de algodão, com estimativas dentro de um raio de 90 km da região. O município está entre os maiores produtores do Estado e do Brasil. Atualmente, duas grandes fiações — Agrofifra e Incofibras — produzem juntas cerca de 3 mil toneladas de fios. Além delas, destaca-se a Têxtil Amazônia, uma malharia que fabrica entre 40 e 50 toneladas de malhas por mês. O setor também conta com 16 usinas de beneficiamento de algodão, conhecidas como algodoeiras, que impulsionam o mercado de trabalho local.
No processo de descaroçamento do algodão, estima-se que, nesta safra, a região produza aproximadamente 160 mil toneladas de pluma, matéria-prima destinada à produção de fios, malhas, tecidos e, consequentemente, à moda em geral.
Para o prefeito Alexandre Lopes, a realização do Campo Verde Fashion Week é uma oportunidade ímpar de mostrar o potencial do município na cadeia produtiva do algodão. “Estamos animados com o evento. Acredito que será um grande sucesso, ainda mais com a presença da nossa primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que representa o coração de Mato Grosso com o trabalho que desempenha na área social. Poder mostrar nosso potencial para todo o Estado é motivo de orgulho”, ressaltou o prefeito.
“Campo Verde tem o que as indústrias têxteis precisam: grande oferta de matéria-prima, mão de obra, logística e incentivos. Já somos o maior polo têxtil do Estado, e os reflexos disso se mostram na geração de empregos, renda e na arrecadação municipal”, completou Alexandre Lopes.
De acordo com a primeira-dama do município, Rosilene Borges, escolhida como Madrinha de Honra do evento, a realização do Fashion Week movimentará todos os setores da cidade e também terá um importante papel social. “Quero agradecer imensamente à primeira-dama Virginia Mendes por estar conosco neste projeto, e também ao produtor Edson Guilherme, que, com seu conhecimento e experiência, irá movimentar nossa cidade, dando oportunidade para o comércio local mostrar a moda e a nossa fibra de algodão, que tem um valor imensurável para nós. Além disso, vamos realizar uma ação solidária com a arrecadação de alimentos. Será um sucesso”, destacou Rosilene.
Segundo o produtor de eventos Edson Guilherme, o Fashion Week será uma verdadeira imersão no universo da moda. “Os profissionais da imprensa — locais, estaduais e nacionais —, assim como os influenciadores, terão a oportunidade de conhecer as particularidades do mundo do algodão. Será uma experiência incrível. Quero agradecer todo o suporte da nossa embaixadora, a primeira-dama Virginia, que, além de ser uma mãe no social de Mato Grosso, vive e entende de moda como poucos. Também agradeço o apoio do prefeito Alexandre, da primeira-dama Rosilene, do secretário Henrique e de toda a equipe envolvida. ”
“Teremos também a presença de outras madrinhas, além de um renomado estilista nacional, que será anunciado em breve. Toda a programação é gratuita, e estamos incentivando a entrada solidária com 1 kg de alimento não perecível, que será doado a uma entidade da cidade”, explicou Edson Guilherme.
Programação do Campo Verde Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo:
• 25/06, às 9h – Recepção da imprensa estadual e nacional, com café da manhã. Em seguida, será realizado o Tour da Fibra ao Fio;
• 26/06, às 19h30 – Abertura oficial do evento, com a presença da embaixadora, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes;
• 27 a 29 de junho – Realização dos desfiles.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Empresária lança em Cuiabá e-book para formar líderes femininas no mercado corporativo
-
MATO GROSSO8 horas atrás
Campo Verde sediará a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo