MATO GROSSO
Integrantes de organização criminosa são presos pela PM com 200 porções de drogas
MATO GROSSO
Policiais militares do 19º Batalhão prenderam duas mulheres, ambas de 26 anos, e um homem, de 19 anos, por associação para tráfico de drogas, na noite desta quinta-feira (06.04), em Tangará da Serra. Com a quadrilha a PM apreendeu 200 porções de diversos tipos de entorpecentes.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 19º BPM foi informada, via setor de inteligência, sobre um veículo Uno ocupado por duas pessoas que estariam traficando entorpecentes pela região do bairro Jardim São Paulo.
De imediato, as equipes policiais se deslocaram ao endereço informado e obtiveram êxito em localizar o veículo, ocupado por um homem e uma mulher. Em procedimentos de busca pessoal e veicular foram encontrados 116 porções de pasta base de cocaína, 58 porções de cloridrato de cocaína e 10 porções de maconha.
Ao serem questionados, a suspeita confessou que teria vindo de Cuiabá, em companhia de outra suspeita, para vender entorpecentes em Tangará da Serra e quitar dívidas que teria com uma organização criminosa. A mulher afirmou ainda que a segunda suspeita estaria em uma quitinete próxima com mais drogas no local.
Os policiais militares foram até o endereço informado e encontraram a segunda suspeita. No local, também foram localizados os restantes dos entorpecentes apreendidos, entre eles um vidro contendo uma substância conhecida popularmente como “loló”.
Diante da situação, os três suspeitos receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhados para o Cisc de Tangará da Serra, com todo o material apreendido, para registro do boletim de ocorrência e demais providências.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.