MATO GROSSO
Luís Cláudio avalia que Edna gera “provas contra si mesma” ao atacar vereadores
MATO GROSSO
O vereador por Cuiabá, Luís Claudio (PP), criticou a estratégia adotada por Edna Sampaio (PT) de partir para o ataque, apontando a existência de “rachadinhas” em gabinetes de pares da Câmara Municipal. O progressista acredita que essa atitude promova o “esvaziamento da defesa” e faz com que Edna gere “provas contra si mesma”. As contas da petista são analisadas pela Comissão de Ética da Casa, após Luís Claudio denunciar a vereadora por orientar os chefes de gabinete a fazer o repasse da verba indenizatória para conta ligada ao seu nome.
LEIA MAIS: Comissão suspende interrogatório de Edna Sampaio após juntada de documentos
“Acho que a vereadora tem que procurar pautar sua linha de defesa em apresentação dos documentos em que efetivamente foi gasto na transferência que, pelo próprio depoimento dela aconteceu, foi transferido para a conta que eles dizem ser conjunta. Tem que provar essa realidade. Esses são os fatos que geraram a Comissão de Ética. Atacar vereador, dizer que estar certa sobre todas as circunstâncias, acredito não ser esse o caminho e, pelo andar da carruagem, terá muita dificuldade”, disse o vereador à imprensa nesta segunda-feira (3).
Edna Sampaio sustentou em sua oitiva na Comissão de Ética que a prática de transferência para conta conjunta foi adotada pelo mandato coletivo com a intenção de facilitar a administração dos recursos da VI. Para sair do holofote, acusou o vice-presidente da Câmara, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), de cometer “rachadinha”. O parlamentar ficou revoltado e garantiu que irá processá-la. Luís Cláudio disse acreditar que esse comportamento só dificulta a situação da colega de plenário.
“O que não está nos autos, não está no mundo. Esse é o princípio básico do Direito. Ela está trazendo assuntos fora do contexto e gerando provas contra si mesma. Vejo com muita preocupação promover defesa através do ataque, é um esvaziamento da própria defesa e está gerando um desconforto enorme dentre os pares. Acredito que esse não é o caminho que deveria ter adotado desde o princípio da sua defesa”, avaliou Luís Cláudio.
Outro fator que surgiu durante a investigação contra Edna foi a exoneração da ex-chefe de gabinete Laura Natacha Oliveira Abreu por supostamente estar grávida e não pode ser dedicar integralmente ao mandato. O autor da denúncia que deu início os autos apontou que a vereadora deveria ter reconhecido o erro e passado a agir conforme o rito da Câmara, evitando um desdobramento maior.
“Dinheiro caiu na conta? Foi utilizado para isso, está aqui. Não é o correto, mas vou procurar fazer dessa outra forma agora … Estaria tudo bem. Mas, da forma como está agindo, inclusive na questão da Laura Natacha ser demitida por estar em gravidez de risco, e parece agora que essa não é a versão oficial, acredito que está se complicando bastante”, falou Luís Cláudio.
MATO GROSSO
Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).
O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.
Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.
“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.
O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.
CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO
CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)
Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)
Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)
Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)
CARD PRINCIPAL
Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)
Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)
Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)
Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)
Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)
Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)
Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)
-
MATO GROSSO3 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO3 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO20 horas atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo