MATO GROSSO
Luís Cláudio avalia que Edna gera “provas contra si mesma” ao atacar vereadores
MATO GROSSO
O vereador por Cuiabá, Luís Claudio (PP), criticou a estratégia adotada por Edna Sampaio (PT) de partir para o ataque, apontando a existência de “rachadinhas” em gabinetes de pares da Câmara Municipal. O progressista acredita que essa atitude promova o “esvaziamento da defesa” e faz com que Edna gere “provas contra si mesma”. As contas da petista são analisadas pela Comissão de Ética da Casa, após Luís Claudio denunciar a vereadora por orientar os chefes de gabinete a fazer o repasse da verba indenizatória para conta ligada ao seu nome.
LEIA MAIS: Comissão suspende interrogatório de Edna Sampaio após juntada de documentos
“Acho que a vereadora tem que procurar pautar sua linha de defesa em apresentação dos documentos em que efetivamente foi gasto na transferência que, pelo próprio depoimento dela aconteceu, foi transferido para a conta que eles dizem ser conjunta. Tem que provar essa realidade. Esses são os fatos que geraram a Comissão de Ética. Atacar vereador, dizer que estar certa sobre todas as circunstâncias, acredito não ser esse o caminho e, pelo andar da carruagem, terá muita dificuldade”, disse o vereador à imprensa nesta segunda-feira (3).
Edna Sampaio sustentou em sua oitiva na Comissão de Ética que a prática de transferência para conta conjunta foi adotada pelo mandato coletivo com a intenção de facilitar a administração dos recursos da VI. Para sair do holofote, acusou o vice-presidente da Câmara, Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), de cometer “rachadinha”. O parlamentar ficou revoltado e garantiu que irá processá-la. Luís Cláudio disse acreditar que esse comportamento só dificulta a situação da colega de plenário.
“O que não está nos autos, não está no mundo. Esse é o princípio básico do Direito. Ela está trazendo assuntos fora do contexto e gerando provas contra si mesma. Vejo com muita preocupação promover defesa através do ataque, é um esvaziamento da própria defesa e está gerando um desconforto enorme dentre os pares. Acredito que esse não é o caminho que deveria ter adotado desde o princípio da sua defesa”, avaliou Luís Cláudio.
Outro fator que surgiu durante a investigação contra Edna foi a exoneração da ex-chefe de gabinete Laura Natacha Oliveira Abreu por supostamente estar grávida e não pode ser dedicar integralmente ao mandato. O autor da denúncia que deu início os autos apontou que a vereadora deveria ter reconhecido o erro e passado a agir conforme o rito da Câmara, evitando um desdobramento maior.
“Dinheiro caiu na conta? Foi utilizado para isso, está aqui. Não é o correto, mas vou procurar fazer dessa outra forma agora … Estaria tudo bem. Mas, da forma como está agindo, inclusive na questão da Laura Natacha ser demitida por estar em gravidez de risco, e parece agora que essa não é a versão oficial, acredito que está se complicando bastante”, falou Luís Cláudio.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.