Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Maioria dos turistas estrangeiros que visitaram MT são americanos e franceses

Publicados

MATO GROSSO

Em Mato Grosso, a maioria dos turistas estrangeiros que visitaram o Estado em 2022 era dos Estados Unidos, França e Reino Unido. A nacionalidade dos visitantes foi levantada pela Secretaria Adjunta de Turismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) com agências e operadoras de turismo no Estado. 

“Não há dados oficiais da quantidade de turistas vieram para o estado, pois ao desembarcar no Brasil o turista informa à Polícia Federal somente o primeiro destino. Muitas vezes, Mato Grosso é o terceiro ou quarto destino do turista. Os dados que temos são informadas informalmente pelo trade”, afirmou o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno.

Dos 1.953 turistas estrangeiros que estiveram em Mato Grosso no ano passado, 343 eram estadunidenses, 166 franceses e 61 britânicos. Tem outros 290 turistas de origem não especificada.

Em Nobres, o trade turístico informou apenas os turistas que passaram day use, sem informar a origem deles. O principal destino em Mato Grosso é o Pantanal, em Poconé. 

O Governo de Mato Grosso tem buscando atrair turistas internacionais e nacionais também. Somente no ano passado, servidores da Secretaria Adjunta de Turismo estiveram em seis feiras internacionais: a BTL em Lisboa, BIT em Milão, Meeting Brasil em Montevideo, Buenos Aires, Assunção e Santiago, Expocruz em Santa Cruz de La Sierra, Imex em Las Vegas, NYITS em Nova York e WTM London em Londres. Foram alcançados pouco mais de 400 mil operadores de turismo no mundo para a divulgação do Estado. 

Leia Também:  MP de Contas é a favor de intervenção ir até 31 de dezembro

Nacionalmente, Mato Grosso teve estandes nas principais feiras realizados no país como a Pesca Trade Show (São Paulo), além de eventos que ocorreram Itajaí (SC), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Gramado (RS), atingindo cerca de 142 mil participantes. 

Turistas internacionais no Brasil

De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 3,63 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil em 2022. O dado é de um estudo da pasta, contudo, não há dados referentes a Mato Grosso. 

A chegada de estrangeiros ao país aumentou quase cinco vezes em relação a 2021. Apesar da alta, o número ainda é 43% menor que o registrado no pré-pandemia. Segundo o levantamento, os argentinos (1.032.762), os norte-americanos (441.007) e os paraguaios (308.234) foram os que mais visitaram os destinos brasileiros ao longo do último ano.

São Paulo (1.505.129), Rio de Janeiro (652.962), Paraná (522.832) e o Rio Grande do Sul (474.474) foram as principais portas de entrada desses turistas internacionais ao país.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Vídeo: Aprenda uma dica importante sobre o Dia dos Namorados

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA