MATO GROSSO
Mais de 96% das empresas abertas em MT são de micro e pequeno porte, aponta Jucemat
MATO GROSSO
Mais de 96% das empresas abertas em Mato Grosso, em 2024, foram de micro e pequeno porte, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat).
No total, foram 88.644 empresas, sendo 79.752 são microempresas e 5.943 empresas de pequeno porte, o que evidencia a forte presença do empreendedorismo de menor escala no Estado.
A maior concentração está nos munícipios de Cuiabá (21.555), seguido por Várzea Grande (7.070), Rondonópolis (6.999) e Sinop (6.524).
No total, Mato Grosso conta atualmente com 457.641 empresas ativas, sendo 385.66 classificadas como microempresas. As atividades econômicas são lideradas pelo comércio varejista (21.807), seguido por obras de alvenaria (15.930), profissionais de beleza (15.276), transporte de cargas exceto perigosas (15.163) e serviços de promoção de vendas (14.242).
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os números expressivos do empreendedorismo no Estado refletem a dinamização econômica de Mato Grosso.
“O crescimento do empreendedorismo em Mato Grosso reflete a força do setor privado em diversas áreas, como comércio, construção civil e alimentação. Micro e pequenas empresas têm desempenhado um papel central, mostrando a vitalidade econômica e a capacidade de inovação do estado, especialmente nos polos urbanos e do agronegócio”, ressaltou o secretário.
Karolina Guerra, empreendedora do ramo de beleza e moda em conjunto com à sua irmã Karina Guerra, é sócia da loja de roupas femininas Rara Rosa, empresa que foi formalizado em julho desse ano. O empreendimento já havia possuído outros donos. Entretanto, a abertura formal com criação de CNPJ se deu apenas quando as irmãs assumiram a sociedade.
Para Karolina, a legitimação de sua empresa foi algo essencial para o funcionamento e credibilidade de seu estabelecimento.
“A criação do CNPJ foi fundamental para garantir a credibilidade do nosso negócio. Além de evitar problemas fiscais e garantir a conformidade com a fiscalização, ele nos permite acessar o mercado atacadista, algo que seria impossível sem a formalização. As marcas exigem um CNPJ para firmar parcerias, e foi isso que nos permitiu estabelecer relações com grandes nomes do setor e expandir nossa operação de forma sólida e profissional”, destacou a empresária.
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO6 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO6 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO5 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO5 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO4 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO3 dias atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS3 dias atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá