MATO GROSSO
“Mato Grosso tem uma posição única para trazer a imagem do Brasil aqui para a China”, afirma cônsul do Brasil
MATO GROSSO
O reconhecimento ocorreu durante a inauguração do estande de Mato Grosso na 6ª edição da China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras comerciais da China e que reúne representantes do mundo todo em Shanghai em busca de oportunidades no mercado asiático.
“Mato Grosso não é só um grande ator na produção de alimentos, mas está cada vez mais incorporando inovação, qualidade e sustentabilidade. É o Estado que tem uma posição única para trazer a imagem do Brasil aqui na China com uma pegada sustentável”, afirmou.
O cônsul destacou a importância do estado para a consolidação da cooperação Brasil-China.
“Vocês são um estado campeão em biodiversidade, em indústria pujante e em uma série de setores. Tudo isso agrega um valor muito importante, não só para o comércio que Mato Grosso tem com a China, mas para o Brasil como um todo”, finalizou.
O governador Mauro Mendes ressaltou o compromisso de expandir essa parceria e explorar novas oportunidades de comércio com a China, tendo em vista que Mato Grosso é um dos principais fornecedores de produtos agrícolas e pecuários para o mercado asiático.
“Mato Grosso exporta grande parte do que produz para a China e queremos ampliar a nossa cooperação também fazendo comércio com importantes produtos e tecnologias que o mercado chinês dispõe”, declarou Mauro, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.
Representantes mato-grossenses
Além da comitiva do Governo do Estado de Mato Grosso, representantes do setor produtivo e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) estão na China para fortalecer os laços com o mercado asiático.
O deputado estadual Beto Dois A Um elogiou a cooperação entre o setor produtivo, o Governo do Estado e a ALMT. “É um orgulho muito grande fazer parte dessa caravana junto com o governador Mauro Mendes para que a gente possa fortalecer a imagem de Mato Grosso, que preserva o meio ambiente e que produz de uma forma gigantesca”.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, destacou a importância do acordo Brasil-China para viabilizar a importação e exportação de produtos mato-grossenses para a Ásia.
“Hoje assinamos um memorando que vai viabilizar tanto a importação como a exportação transacional entre os empresários mato-grossenses e a China. É um momento histórico para a Federação poder participar desse momento”.
A diretora do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, elogiou a colaboração entre Governo e terceiro setor no evento. “Essa parceria com o governo nos permitiu unir a área de serviços, comércio, indústria e agricultura. É muito importante promover esse grande ecossistema de desenvolvimento para o nosso Mato Grosso”, disse.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, ressaltou a importância das relações internacionais, especialmente com a China, um grande importador dos produtos mato-grossenses. “É uma oportunidade de mostrar que o Brasil, principalmente Mato Grosso, consegue atender à crescente demanda de alimentos no mundo com respeito ao meio ambiente, algo que não se vê em nenhum outro lugar”.
A 6ª edição da China International Import Expo (CIIE) segue até 10 de novembro, em Shanghai.
…
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásSindicatos rejeitam transferência de poderes ao IMAC e alertam para riscos de leis que enfraquecem o sistema agroambiental de MT
-
MATO GROSSO6 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO6 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO6 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS6 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão