Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mato Grosso terá primeiro espaço público para recondicionamento de lixo eletrônico

Publicados

MATO GROSSO


O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato se reuniu com membros da ONG Programando o Futuro para definir os últimos ajustes da implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), que funcionará na nova sede da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá, no bairro Carumbé. A expectativa é de que a unidade seja inaugurada até o final do mês de março.

Mais de R$ 2 milhões foram captados pela ONG junto ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para a implantação do espaço, que terá as atividades desenvolvidas em parceria com as Superintendências de Projetos e Captação de Recursos, e de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, ambas da Seciteci.   

O Recytec é um espaço físico adaptado para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos que são doados ainda em condições operacionais. Após a limpeza, manutenção e substituição de peças e componentes, os equipamentos serão doados para projetos de inclusão digital em escolas públicas, bibliotecas, entre outras iniciativas de acesso à informação. O centro ainda é responsável pelo descarte correto do chamado lixo eletrônico, conhecido também como logística reversa de eletrônicos, realizado em consonância com a legislação ambiental brasileira.

Leia Também:  Número de médicos em Cuiabá aumentou 60% durante Intervenção

Segundo pesquisas do Global E-Waste Monitor, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o 7º maior do mundo. Anualmente, o país produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico, sendo que apenas 3% de todo esse montante é descartado adequadamente.

Com o funcionamento do Recytec dentro da Escola Técnica, a unidade também concentrará a coleta e processamento de todo lixo eletrônico produzido por órgãos e entidades do Governo do Estado. A proposta é ampliar o alcance do centro, envolvendo a participação dos municípios e o engajamento da sociedade. Uma das ideias é promover a realização de campanhas de conscientização ambiental, em paralelo às agendas do Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências. O projeto percorre todo o Estado na divulgação e popularização da ciência, com o envolvimento principalmente das escolas da rede pública de ensino.

Simultâneo ao MT Ciências, o Recytec disponibilizará recipientes apropriados para que a população faça o descarte correto dos equipamentos. Um modelo muito próximo já é desenvolvido pela ONG, que investe na participação de jovens e crianças. Entre as propostas, está previsto o desenvolvimento de gincanas entre as escolas com o objetivo de estimular o correto descarte dos equipamentos.

Leia Também:  Mulher que tentou atrapalhar ação policial em investigação sobre estupro de adolescente é detida pela Polícia Civil

Participaram da reunião, o coordenador geral da ONG Programando o Futuro, Vilmar Simion Nascimento, o Relações Institucionais da ONG, Alexandre Mesquita, a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lectícia Auxiliadora de Figueiredo Oliveira e o superintendente de Projetos e Captação de Recursos, Jun Sakamoto.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  Sesp entrega rádios digitais em Vila Rica e conclui substituição de aparelhos analógicos em 100% dos municípios

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA