MATO GROSSO
Mauro Mendes defende Ferrogrão como solução ambiental e crítica oposição: ‘Discursam contra o que o planeta quer’
MATO GROSSO
uro Mendes (União) afirmou que quem critica a construção da Ferrogrão está “discursando contra aquilo que o planeta quer”, que seria a redução das emissões de gás carbônico no transporte rodoviário. A manifestação foi feita durante reunião do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no Malai Manso, em Chapada dos Guimarães (95 km de Cuiabá), na quinta-feira (12).
Tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação do PSol, que acabou suspendendo o andamento do megaprojeto ferroviário que ligará Mato Grosso ao porto de Miritituba, no Pará. Nesta semana o Governo Federal fez ajustes no traçado da Ferrogrão. A nova estratégia é de acomodação da ferrovia na faixa de domínio da BR-163, assim como oitiva com povos indígenas mais próximos e aporte adicional de recursos para compensações.
“O desafio é do Governo Federal conseguir fazer a sua regularização normativa para levar isso ao mercado. Está na mão do Governo Federal, existe um óbice causado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (…). Vencida esta etapa, cabe ao Governo Federal agora tomar as providências (…), a parte ambiental e fazer a regulamentação de um processo de levar isso ao mercado”, avaliou o governador Mauro Mendes.
Sobre a possibilidade de leilão, Mauro considerou que não deve haver dificuldade, já que a Ferrogrão será um negócio muito atrativo.
“Eu acredito que o mercado terá apetite, porque poucas ferrovias no planeta nasceriam com uma disponibilidade de carga de 30 milhões de toneladas. Aquela importante região de Mato Grosso já produz algo próximo disso e nos próximos anos, até que ela [ferrovia] fique pronta, seguramente nós já estaremos produzindo muito mais do que isso”.
O chefe do Executivo estadual também defendeu que esta é a melhor alternativa, tanto logisticamente, quanto ambientalmente, e quem se opõe a esta obra está se posicionando contra a redução da emissão de gases na atmosfera.
“Então nós temos uma grande oportunidade de colocar um modal que é ambientalmente muito melhor. Se fala em sustentabilidade, em redução de emissões, quem é contra a Ferrogrão está literalmente discursando contra aquilo que o planeta quer, que é reduzir as emissões. Uma ferrovia dessa vai tirar milhares de carretas de transporte de longa distância. As carretas continuarão tendo a sua oportunidade, mas transportando em um raio de 100, 200 ou no máximo 500 quilômetros, e não 1.500 como fazem hoje”.
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO4 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO4 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO4 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO3 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO3 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO2 dias atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO1 dia atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS1 dia atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá