MATO GROSSO
Mendes confirma inquérito para identificar autores de vandalismos na UPA Leblon
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou ao HNT que foi instaurado inquérito para investigar atos de vandalismo na UPA Leblon, entregue pelo Gabinete de Interevenção na última semana, em Cuiabá. De acordo com o chefe do Paiaguás, as forças policiais trabalham para identificar e punir os responsáveis por perfurar parte das poltronas e sujar paredes recém-pintadas na unidade de saúde.
“É lamentável. Existem investigações em curso pela polícia, que é responsável por fazer isso. Espero que seja localizado quem fez e que receba a punição exemplar para que isso não ocorra mais”, falou Mendes à reportagem.
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A interventora da Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona, disse que os infratores utilizaram uma chave de fenda para danificar os estofados. “Colocamos as poltronas, deixamos já montadas, saímos daqui à noite e, no dia seguinte, bem cedinho, as poltronas estavam perfuradas com uma chave de fenda. São móveis e equipamentos novos que a gente precisou mandar reformar”, lembrou Carmona.
Para a gestora, foi uma tentativa clara de “boicotar” a intervenção. “Os atos mesmo de vandalismo foram feitos para que não inaugurássemos a unidade”, observou.
Após os episódios, Danielle mudou seu gabinete para a UPA Leblon e passou a acompanhar a obra e treinamento da equipe mais de perto.
“Tem três semanas que transferi meu gabinete para cá. Eu despacho daqui. Chego 8 horas da manhã, saio 8 horas da noite, acompanho todo o trabalho de toda equipe, motivando todos”, explicou a interventora.
ATENDIMENTO 24 HORAS
A expectativa é de que a UPA atenda cerca de 200 mil pessoas de mais de 44 bairros. A unidade está equipada com quatro consultórios clínicos para adultos, dois consultórios pediátricos, sala de odontologia, medicação, duas salas de classificação de risco, seis leitos de atendimento de urgência e emergência e mais 16 leitos de internação. Além disso, serão oferecidos exames de coleta de sangue, eletrocardiograma e raio-x.


MATO GROSSO
Impulsionado por restaurantes e turismo, Dia das Mães deve movimentar R$ 395 milhões em MT

Contagem regressiva para o Dia das Mães intensifica preparação do comércio. Levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT) aponta que 53% da população economicamente ativa no estado pretendem fazer compras e a estimativa de movimentação financeira na economia local é de R$ 395 milhões. A data é considerada uma das principais do calendário varejista no primeiro semestre.
Conforme a pesquisa, 59% dos entrevistados planejam almoçar em restaurantes para celebrar a data, enquanto 12% dizem optar por um jantar especial. Outros 6% revelaram que consideram fazer uma viagem no fim de semana do Dia das Mães. Segundo a gestora de Pesquisas Temáticas do Núcleo de Inteligência de Mercado do Sebrae/MT, Jaqueline Trentino, o aquecimento na demanda nos setores de alimentação fora do lar e turismo é uma grande oportunidade para as empresas dos segmentos.
“Restaurantes e bares podem investir em menus especiais para a data, pacotes promocionais para famílias e reservas antecipadas. Já os hotéis e pousadas tendem a criar pacotes para aqueles que desejam celebrar a data com uma experiência diferenciada. Para isso, promoções ou descontos podem ser atrativos. Já as agências de turismo podem ofertar passeios de curta distância, promovendo destinos próximos e momentos relaxantes para as mães”, pontuou Trentino.
Dentre as opções de presentes, roupas estão no topo da preferência (51%) dos consumidores, seguidas por calçados (40%) e chocolates (37%). Itens como cestas de café da manhã (29%), bolsas (23%), flores (20%) e perfumes (18%) também foram mencionados. Cada consumidor deve gastar, em média, R$ 498 para presentear na data. Em Várzea Grande e Sinop, o ticket médio é ainda maior e ultrapassa a quantia de R$ 760.
Tendências de consumo
Ainda conforme a pesquisa, 23% das pessoas ouvidas ainda estão indecisas sobre qual presente escolher. Para 64%, promoções e descontos são fatores decisivos na hora das compras e 63% priorizam a qualidade dos produtos. Apesar das cifras superlativas no potencial comercial do Dia das Mães para economia mato-grossense, o cenário macroeconômico deve impedir resultados mais expressivos para empresas do comércio local.
De acordo como o levantamento, há uma queda expressiva na intenção de compra nesta época, que diminuiu 24 pontos percentuais em relação a 2024 – reflexo da alta dos preços e insegurança financeira. No caso da movimentação financeira estimada de R$ 395 milhões, a perda é de 26% em relação ao mesmo intervalo.
Por tabela, o panorama força o consumidor a ter mais cautela. Mais da metade (54%) revelam que farão a boa e velha cotação de preços em busca do melhor custo-benefício. Quanto aos canais de pesquisa e aquisição, as lojas físicas do comércio de rua e shopping centers lideram as escolhas. Mesmo com a tendência de comparação de valores de produtos e serviços, as compras de Dia das Mães devem ficar para a última semana antes da data, conforme 57% dos entrevistados.
O grande fluxo “em cima da hora” pode gerar picos de demanda na véspera da comemoração, o que exige atenção redobrada do comércio para atender à alta procura.
Dados do levantamento
A Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre 13 de março e 1º de abril de 2025, em Mato Grosso. Foram entrevistados 1.070 residentes maiores de 18 anos de todo o estado. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.
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