MATO GROSSO
Moradores de comunidade de Chapada dos Guimarães participam do processo de formatação do turismo rural
MATO GROSSO
Técnicos da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) estão trabalhando no processo de formatação, estruturação e qualificação do Turismo Rural junto a moradores da Comunidade de Água Branca, no município de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá).
Localizada no entorno do Lago de Manso, com acesso somente por balsa ou barco particular, a comunidade possui 56 propriedades e algumas fazendas com uma diversidade de belezas naturais, entre nascentes, rios, cachoeiras, cânions e montanhas, além da produção agrícola familiar na pecuária leiteira e de subsistência.
Há três meses que os técnicos da Empaer, Elienai Correa e Geraldo Lucio Donizete, estão trabalhando junto aos moradores da comunidade. Neste período, estão sendo identificados os potenciais turísticos da região, a adesão à iniciativa e a busca de parceiros. Até uma agenda com prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, foi realizada, quando os técnicos apresentaram a proposta, que foi bem aceita pelo gestor. Ele se colocou à disposição no que for possível, conforme a iniciativa for avançando.
Foto: Empaer
Na comunidade, já foram visitadas 10 propriedades e promovidas duas reuniões com a participação dos moradores e agricultores na sede da associação. Nas conversas, conheceram a importância da cadeia produtiva do turismo rural e suas particularidades.
O presidente da Associação, Júnior Teodoro, destaca que muitos moradores têm interesse de abrir suas propriedades ao turismo e, quando souberam da proposta para região, abraçaram e estão participando do processo. “Aqui todos buscam uma nova fonte de renda e, porque, não juntar o útil ao agradável”.
Segundo Júnior, a comunidade possui cachoeiras, montanhas, áreas de trilhas para caminhada, bicicleta e motocicleta. “Pra saber explorar com respeito e consciência, precisamos de orientação”, ressalta.
Em uma das visitas, o gerente da cooperativa de crédito Sicredi, de Chapada dos Guimarães, Eduardo Franquini, também conheceu a iniciativa e teve a oportunidade de explicar sobre as opções de linhas de crédito e o modelo de trabalho da cooperativa, que segue os pilares econômico financeiro e social. Ele se comprometeu a apoiar, por meio de patrocínio na promoção e divulgação, na identificação visual e produção de placas, por exemplo.
“Quando fui convidado para conhecer a proposta, me coloquei à disposição e estamos aqui para somar. A comunicação visual de uma região turística é tudo. Os pontos turísticos, depois de formatados, precisam estar identificados para facilitar o acesso dos turistas”.
Foto: Empaer
Para o morador Lorival Leandro Alves, a iniciativa irá proporcionar a realização do sonho de montar pistas de caminhada, bicicletas e motocicletas em sua propriedade. “Já recebo amigos e parentes. Poder oportunizar essa maravilha, e agregar uma renda extra, é melhor ainda”. Sua propriedade tem a particularidade de uma montanha de fácil acesso, que permite uma vista aérea de parte da comunidade.
Segundo a técnica Elienai Correia, os trabalhos estão apenas começando e novas visitas serão realizadas para dar continuidade ao processo de catalogação dos potenciais atrativos turísticos. Ela destaca que o trabalho é técnico e minucioso. “Seguimos conversando, trocando ideias, orientando e aglutinando novos parceiros, que irão fazer a diferença na iniciativa”.
Geraldo Donizeti Lucio enfatiza a importância da participação dos moradores da comunidade Água Branca. “Em nossas visitas, percebo que mais moradores têm mostrado interesse em participar. Assim, vamos construindo o projeto, que só dará certo com o apoio de todos”.
Durante o processo de formatação, novos moradores serão cadastrados e visitas agendadas em datas futuras, além da identificação de potenciais parceiros público e privado.
Foto: Empaer
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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