Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mostra de escolas técnicas de MT sobre soluções sustentáveis para cidades está com inscrições abertas

Publicados

MATO GROSSO

Estão abertas, desde a última segunda-feira (22.05), as inscrições para a II Mostra Estadual das Escolas Técnicas de Mato Grosso (MEET) no município de Alta Floresta (790 km de Cuiabá) e Rondonópolis (219 km de Cuiabá). A atividade é organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e acontece entre os meses de junho e agosto deste ano.

Outras oito escolas também terão a mostra, que tem como objetivo estimular a criatividade e valorizar a produção de projetos inovadores gerados por alunos e professores. As datas de inscrição das demais unidades já estão disponíveis e podem ser consultadas, clicando aqui.

Poderão se inscrever da II MEET alunos e ex-alunos das escolas técnicas, orientados por um professor da unidade, que tenham produtos, serviços ou processos com potencial de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Estado. Os interessados deverão inscrever os projetos em uma das seguintes categorias: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural, e Empreendedorismo.

Cada uma das 10 Escolas Técnicas participantes vão definir as datas de realização da mostra, que acontecem após o fim do período de inscrição e avaliação dos trabalhos inscritos. Entre elas estão: Escolas Técnicas Estaduais dos municípios de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. De acordo com o professor Doutor Endrigo Antunes Martins, presidente da Comissão Central da Mostra Estadual das Escolas Técnicas Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso, o evento é uma forma de incentivar a prática da pesquisa entre os alunos.

Leia Também:  Sobre a não participação do Governo de Mato Grosso na licitação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Em sua 2ª edição, o evento tem como tema as “Cidades Inteligentes”, a fim de inspirar projetos com foco na inclusão social, na diminuição da desigualdade e pautada pela sustentabilidade, atendendo as demandas da comunidade e região, onde cada escola está inserida.

Neste ano, os trabalhos que ocuparem as primeiras colocações de cada unidade passarão por uma segunda etapa de avaliação para seleção e participação na XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). O evento acontecerá entre os dias 04 e 06 de outubro, na Universidade Federal de Mato Grosso.

“O evento é um importante incentivo para que os estudantes possam despertar o seu interesse pela pesquisa, bem como uma excelente oportunidade para a socialização das pesquisas já em andamento nas nossas escolas técnicas”, explica o professor, assessor técnico e responsável pela organização do evento, Endrigo Antunes Martins

O prazo das inscrições varia de acordo com o calendário de cada escola, conforme o edital, que pode ser acessado no Portal da MEET.

Prazos das inscrições:

Leia Também:  Seplag desenvolve sistema para o Censo Previdenciário e gera economia de R$ 6 milhões

Alta Floresta – 22 de maio a 30 de junho

Rondonópolis – 22 de maio a 31 de maio

Tangará da Serra – 1º de junho a 09 de junho

Poxoréu – 1º de junho a 15 de junho

Cuiabá – 05 a 16 de junho

Lucas do Rio Verde – 12 de junho a 18 de junho

Cáceres- 12 a 19 de junho

Diamantino – 26 a 20 de junho

Sinop – 24 de julho a 08 de agosto

Barra do Garças – 10 a 18 de agosto

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sobre a não participação do Governo de Mato Grosso na licitação do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA