Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MP e Gaeco realizam operação, nesta quinta (5/10), em Barra do Garças e Aragarças contra criminosos que aplicavam golpes em indígenas

Publicados

MATO GROSSO

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso por meio da 1ª Promotoria Crimimal de Barra do Garças em cooperação com o  Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) – Unidade desconcentrada de  Barra do Garças deflagrou, na manhã de quinta-feira (5/10) a denominada *”Operação Sawi di”*.

A ação decorre de Procedimento Investigatório Criminal que apura a atuação de uma associação criminosa que tem praticado crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, apropriação indébita, crimes contra a econômia popular, furto mediante fraude e outras infrações penais.

As equipes do GAECO estão cumprindo 6 medidas cautalares de busca e apreenção nas cidades de Barra do Garças-MT e em Aragarças no Estado de Goiás.

Segundo o que foi apurado nas investigações, que duraram cerca de 1 ano, uma associação criminosa “aliciava” indígenas para obterem benefícios sociais. Nas solicitações dos benefícios que era realizadas por canais virtuais era comum os investigados se passarem por indígenas. Após a obtenção dos benefícios ou mesmo utilizando índigenas que já tinham benefícios, nos investigados realizavam empréstimos bancários e apropriavam de parte do valor, não os repassandos aos indígenas. Inclusive por muitas vezes retiam os cartões bancários dos indígenas como forma de garatirem a vantagem financeira indevida.

Leia Também:  Peças de algodão orgânico colorido produzido por indígenas Bakairi com auxílio da Empaer são expostas em Londres

*”SAWI DI”*, que é o nome da operação é um termo utilizado pelos indígenas que, em uma tradução adaptada, significa AMIGO. No caso, materializado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que atua na defesa dos interesses de todos, sendo uma instituição amiga da sociedade!!

O *GAECO – Unidade desconcentrada de  Barra do Garças* é coordenado pelos Promotores de Justiça, Wdison Luiz Franco e  Nathalia Magnani. As investigações foram realizadas pela Equipe de Agentes do GAECO Barra do Garças sob a Coordenação do Delegado de  Polícia Dr. Joaquim Leitão Júnior.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Jornalista é sequestrado, espancado por prefeito e tem material roubado no Pará, diz sindicato

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA