Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MP orienta vereadores a não aprovarem ‘PL do calote’ sob pena de se tornarem alvos

Publicados

MATO GROSSO

Atualizada às 10h03 – Na portaria em que foi instaurado o inquérito contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por supostos atos de improbidade administrativa, o Ministério Público orientou os vereadores da capital a não aprovarem o projeto de lei apresentado pelo município propondo o parcelamento das dívidas sobre as contribuições sociais, apelidado de “PL do calote”. O MP alertou os parlamentares que, caso aprovem, também poderão ser alvos de ação por ato de improbidade administrativa.

A portaria, assinada pelos promotores Marcos Regenold Fernandes, Gustavo Dantas Ferraz e Clovis de Almeida Júnior, trata sobre o projeto de Lei nº 31.564/2023, encaminhado pelo prefeito Emanuel Pinheiro à Câmara Municipal, que propõe o parcelamento das dívidas oriundas das contribuições sociais do Poder Executivo Municipal perante a União.

Conforme citam os representantes do MP, a dívida confessada pelo Município “é oriunda de valores efetivamente retidos pela Administração Municipal e não repassados aos cofres federais”.

Porém, os promotores afirmaram que, embora a dívida declarada seja de R$ 165 milhões, este montante não consta no texto do PL. Além disso, neste valor não estariam incluídos “os encargos decorrentes do não pagamento, como juros, multa e correção monetária, bem como sem definir a origem da dívida, a natureza do tributo e o período que não foi realizado o repasse à União”.

O MP argumentou que a dívida indicada não corresponde ao que está registrado na lista de devedores da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e que o PL viola o artigo 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que define que “o aumento de despesas deve ser acompanhado de estimativa do impacto orçamentária e financeiro”.

Leia Também:  Inpe aponta queda de 13,8% do desmatamento em Mato Grosso no último ano

Os promotores ainda pontuaram que o Código Penal Brasileiro tipifica como crime contra as finanças públicas “ordenar, autorizar ou realizar operação de crédito com inobservância de limite, condição ou montante estabelecido em lei”.

Com base nisso instaurou inquérito civil contra o prefeito Emanuel Pinheiro e os gestores da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, além de ter orientado os vereadores a não aprovarem o PL.

“Expeça-se, com URGÊNCIA, notificação recomendatória a cada um dos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, recomendando pela não aprovação do projeto de Lei nº 31.564/2023, sem que sejam atingidos os requisitos citados na presente portaria e elencados no art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal […], sob pena do ajuizamento de ação civil pública por ato de improbidade administrativa devido a prática de dano ao erário em face dos mesmos”.

Outro lado

O prefeito Emanuel Pinheiro determinou à equipe técnica da Prefeitura de Cuiabá que realize todos os esclarecimentos e promova as adequações necessárias no Projeto de Lei nº 31.564/2023. A decisão foi tomada respeitando os apontamentos feitos, nesta quinta-feira (17), pelo Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE).

Leia Também:  Trabalhador morre após receber descarga elétrica durante obra em aeroporto

“É exatamente dentro da lei que queremos que as coisas caminhem. Estamos buscando manter o equilíbrio fiscal que é uma marca registrada da nossa gestão e isso vai ser feito da forma mais transparente possível. Minha equipe já está trabalhando no projeto, para atender tudo que foi deliberado na reunião com a Câmara Municipal e com o Ministério Público. A matéria só será pautada quando tiver todos apontamentos desses dois órgãos atendidos”, disse Emanuel.

Em reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Chico 2000, e com o vereador Luis Claudio (membro da base), o prefeito também parabenizou a atuação do MPE. Segundo ele, ao tomar essa iniciativa de conhecer o projeto e fazer as recomendações necessárias para que o texto tenha a melhor conclusão possível, o órgão de controle externo cumpre, de forma integral, com o seu papel de protetor do patrimônio público.

“O MPE está querendo esclarecer todas as dúvidas, inclusive com uma notificação recomendatória encaminhada ao Legislativo que nós também vamos adequar, juntamente com o relatório da Câmara. Os nossos secretários de Fazenda e de Planejamento saíram muito animados da reunião com os promotores, pelo nível do debate, e já convocaram a equipe técnica para trabalhar em cima dessa recomendação”, enfatizou o prefeito.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  VÍDEO: vereador Chico 2000, participou de um encontro realizado pelo Tribunal de Justiça, sobre acessibilidade. O combate às barreiras arquitetônicas é uma das prioridades da Gestão de Chico 2000, como Presidente da Câmara.

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  SES capacita profissionais de saúde para atuarem como doutores palhaços

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA