MATO GROSSO
MT Criativo na Estada chega a Cáceres e Vila Bela da Santíssima Trindade
MATO GROSSO
A caranava da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) chega a Cáceres no próximo dia 15 de dezembro, com a programação do MT Criativo na Estrada e Báyò – que trabalha o desenvolvimento do empreendedorismo negro. No dia 16 é a vez de Vila Bela da Santíssima Trindade receber a programação (na Câmara Municipal).
O programa do evento em ambas as cidades conta com a realização da pesquisa diagnostica sobre afroempreendedorismo com os artistas e empreendedores criativos. A pesquisa será realizada por meio de formulário e entrevistas presenciais com o público praticante.
Em seguida, a palestra sobre Economia Criativa aborda assuntos como profissionalização da cultura, MEI, tributos e previdência, elaboração e gestão de projetos culturais.
Em Cáceres, a programação é realizada no auditório da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – Seciteci, e conta com apresentações culturais. Com organização de Jaqueline França e Maria Nazaré, a abertura fica por conta da apresentação do Grupo Choradinho. Já no encerramento o evento apresenta a peça “A minha voz não cabe no silencia”, com direção de Romildo Alves.
“Mato Grosso Criativo na Estada é uma realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Economia Criativa. Já a Báyò é formação de mercado para empreendedores negros e seus negócios criativos e socioculturais”, destaca Keiko Okamura, superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel.
Fonte: GOV MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.