Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

MT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para o mês de julho

Publicados

MATO GROSSO

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está promovendo ações itinerantes em diversas cidades do Estado, incluindo Cuiabá, com o objetivo de manter os estoques de sangue e suprir a demanda existente.

A iniciativa é realizada por meio do programa “MT Hemocentro Itinerante”, que possibilita a coleta de sangue em municípios do interior do estado por meio das unidades móveis. Além disso, a unidade especializada também conta com a colaboração de parceiros para incentivar a doação de sangue em diversos públicos.

“Na nossa sede os atendimentos não param. A necessidade é diária para a manutenção do estoque estratégico que atende aos 142 municípios de Mato Grosso. Através das parcerias com instituições públicas e privadas, realizamos campanhas em Cuiabá e em diversos municípios, o que nos proporciona realizar mais coletas e suprir o estoque de sangue. Além disso, são realizados cadastros de doadores de medula óssea”, destaca a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

Para Enã Jordão, de 24 anos e doador regular há dois anos, o ato é uma maneira de expressar seus ideais e fazer o bem ao próximo. O jovem também destacou a atenção que recebe da equipe do MT Hemocentro sempre que realiza a doação.

“Acredito que é fundamental fazer o bem ao próximo e, sabendo que a sua bolsa de sangue vai ajudar até quatro pessoas, você acaba fazendo uma conta de quantas pessoas possivelmente foram ajudadas. Então, depois da minha primeira doação, virou rotina. Quando dá a data certa, vou lá e sou sempre recebido com um atendimento atencioso”, contou o doador.

Leia Também:  Golpistas de MT fazem vítimas em GO e RS; Polícia recupera dinheiro

Confira a lista de locais e datas das ações do MT Hemocentro durante o mês de julho:

• Município de Vera: 01 a 05 de julho (MT Hemocentro Itinerante)

• Hospital Metropolitano, em Várzea Grande: 02 a 04 julho (coleta externa)

• Ciopaer: 01 a 05 de julho (coleta interna)

• Sebrae: 10 a 11 de julho (coleta externa)

• Sefaz: 07 de julho (coleta externa)

• Município de Nobres: 15 a 19 de julho (MT Hemocentro Itinerante)

• Defensoria Pública: 16 a 17 de julho (coleta externa)

• Braavos Indoor: 19 de julho (coleta externa)

• Município de Terra Nova do Norte: 22 a 24 de julho (MT Hemocentro Itinerante)

• Expo Truck – Posto Aldo: 24 a 26 de julho (coleta externa)

Critérios para a doação

O Ministério da Saúde orienta que os doadores apresentem um documento oficial com foto, pesem mais de 51 kg, estejam em bom estado de saúde e tenham feito uma refeição equilibrada. A faixa etária para doação é dos 16 aos 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Leia Também:  Delegacia de Entorpecentes incinerou mais de 7 toneladas de drogas este ano

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses.

São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.

Serviço

Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro neste link. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem) ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

No interior do Estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  VÍDEO: Nas estradas da nossa região, os animais têm prioridade. Eles andam sem preocupação em serem mortos

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA