MATO GROSSO
MTI iniciou instalação de novos cabos ópticos da Rede Infovia
MATO GROSSO
A MTI (Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação) deu o pontapé inicial para a instalação de novos cabos ópticos para a Rede Infovia-MT. A previsão de conclusão é até março de 2023. Nesta fase, a previsão é instalar cerca de 13 mil metros de rede subterrânea, que beneficiará todas as unidades do Executivo, além de outros setores, como OAB, associações, Assembleia Legislativa, entre outros que funcionam no Centro Político Administrativo
A construção da Infovia-MT contou com investimento de R$ 2,5 milhões, recursos do Programa Mais MT. A previsão total é de R$ 9 milhões. A Infovia é composta por dois segmentos – rede local e rede metropolitana.
A nova malha óptica, além de conectar o Centro Político Administrativo, possibilitando a conexão de todas as unidades do Governo, suportará a adoção de novas tecnologias de rede e serviços, otimizando a comunicação digital entre os órgãos do Executivo Estadual.
Segundo o presidente da MTI, Cleberson Antônio Sávio Gomes, a conectividade é fundamental para melhoria da prestação de serviços públicos de tecnologia. “São projetos totalmente alinhados aos objetivos do Governo do Estado de retribuir com qualidade o imposto arrecadado. A Infovia não é só um projeto de internet e voz, ela potencializa uma melhor entrega à saúde, segurança, educação, desenvolvimento econômico e social e a várias outras áreas. É isso que o torna relevante “, afirmou, Cleberson.
Segundo o diretor de Tecnologia e Comunicação da MTI, Cirano Campos Soares, a modernização da malha óptica da Rede Infovia faz parte das ações para tonar os serviços, oferecidos pelo Governo do Estado, mais acessíveis aos cidadãos e melhorar a sua eficiência.
“Conectividade é ganhar tempo, é melhorar a prestação dos serviços ao cidadão, é avançar com programas e plataformas digitais. Com este projeto, podemos inserir a iniciativa privada nesta conectividade, com mais rapidez e diminuição de custo”, disse.
Método
A MTI optou por utilizar o Método Não Destrutivo (MND), para a construção da rede, por ser uma técnica que utiliza alta tecnologia na instalação de tubulações, com mais rapidez e precisão. É feita com equipamentos de alta tecnologia, que visa proporcionar mais agilidade e precisão em obras de diversos segmentos. É um método considerado mais limpo, diminuindo os impactos ambientais e os transtornos de vias públicas, tendo como objetivo diminuir ou eliminar a necessidade de escavações para passagem de dutos.
Fonte: GOV MT


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde