MATO GROSSO
Museus de MT participam de evento nacional sobre inclusão social e diversidade
MATO GROSSO
O tema deste ano da Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, e foi escolhido para promover o debate sobre a importância dos museus para a inclusão social e a diversidade. O evento nacional é realizado todos os anos, no início da primavera, pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
“A Primavera dos Museus é uma ação nacional que busca divulgar o trabalho e aproximar essas instituições da sociedade. E é muito importante que os museus de Mato Grosso estejam inseridos nessa agenda nacional, que valoriza a diversidade e a riqueza cultural do nosso país. E este ano, em especial, as ações promovem a inclusão social e dão visibilidade a grupos sociais que lutam pela igualdade”, destaca a Gerente de Gestão Museológica da Secel, Fernanda Quixabeira.
No Museu de História Natural de Mato Grosso, a programação inclui visitas mediadas nas exposições, incluindo a mostra aberta exclusivamente para o evento: Festa, Política e o Corpo na Rua: uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá, nos 50 anos de Stonewall. O espaço ainda terá oficina de Pintura Corporal e Arco e Flecha, oficina de Cianotipia e Impressão Solar e lançamento do livro O ofício das benzedeiras: um estudo sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta (RN).
Além disso, no Museu de História Natural haverá duas ações educativas. A primeira será para os alunos do Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo Professora Arlete Pereira Migueletti, mediada em Libras, seguida da oficina Pintando Árvores, ministrada pela artista plástica Tânia Pardo. A outra será com visitas, oficinas e rodas de conversa para membros da comunidade quilombola de Mata Cavalo, de Nossa Senhora do Livramento.
A programação do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso inclui visitação nas exposições permanentes e temporárias, oficina de Experimentação em Argila e debate no Café filosófico Memórias e resistências: inspirações para museus e sociedade, com Cleiton Gomes. Ele é artista plástico e coordenador do educativo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, de Belo Horizonte (MG).
Além dos museus estaduais, participam do evento nacional instituições de Cuiabá (Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT, Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT, Memorial da Justiça Eleitoral Mato-Grossense), de Cáceres (Museu Emília Darci de Souza Ribeiro Cuyabano) e de Vila Bela da Santíssima Trindade (Museu Histórico e Arqueológico Joaquim Marcelo Profeta da Cruz).
Programação completa
Museu de História Natural de Mato Grosso

De 20 a 24 de setembro – 08h às 18h – Visitação gratuita durante toda a semana. Exposições: Permanente – Arqueologia e paleontologia; Temporária – Árvore-Ser, composta por obras da artista plástica Tânia Pardo, poemas de Manoel de Barros,
e dispositivos táteis e interativos; Curta duração – Festa, Política e o Corpo na Rua: uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá, nos 50 anos de Stonewall, de Marcos Aurélio da Silva e Moisés Lopes.
20 de setembro – 08h30 às 11h – Ação educativa: Museu em Libras – visita dos alunos do CEAADA, mediada em Libras. Oficina Pintando as Árvores, ministrada pela artista plástica Tânia Pardo.
21 de setembro – 09h às 17h – Ação educativa: Comunidade Mata Cavalo vem ao Museu – visitação mediada, oficinas artísticas e roda de conversa com membros da comunidade quilombola Mata Cavalo (Nossa Senhora do Livramento).
22 de setembro – 09h30 às 11h e 15h às 16h – Oficina de Pintura Corporal e Arco e Flecha, ministrada pela Criações Boloriê, empresa criativa de artesanato composta por empreendedores do povo Umutina Balatiponé, de Barra do Bugres.
23 de setembro – 09h às 11h – Lançamento do livro O ofício das benzedeiras: um estudo sobre as práticas terapêuticas e a comunhão de crenças em Cruzeta (RN), por Francimário Vito dos Santos.
23 de setembro – 09h às 11h – Oficina Cianotipia e a Impressão Solar, com Michelly Fanalli.
Para tirar dúvidas e ter mais informações: (65) 99686-7701 e Instagram @museuhistorianaturalmt
Inscrições para as ações e oficinas: https://linktr.ee/mhnmt
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
De 18 a 24 de setembro – 09h às 17h – Exposições: O Complexo: Seminário Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá; Uma Viagem ao Passado: Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Igreja Nossa Senhora do Rosário e Capela São Benedito e Igreja Senhor dos Passos; Ilustre Morador: Dom Francisco de Aquino Corrêa; Santo Papa João Paulo II; Arte Popular – Seo Clínio Moura; Museu de Arte Sacra 3D acessível ao toque e com audiodescrição; Temporária – Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito – da Artista Rosylene Pinto.
23 de setembro – 10h às 12h e 14h às 16h – Oficina Experimentação em Argila com inspiração na exposição temporária Ele é Negro, Ele é Santo, é Bonito, Viva São Benedito, da Artista Rosylene Pinto.
24 de setembro – 10h às 12h – Visita mediada pelas exposições, com o coordenador de Acervo e Exposições do Museu de Arte Sacra, Marcos Gontijo.
19h às 21h – Café filosófico Memórias e resistências: inspirações para museus e sociedade, com Cleiton Gomes, artista plástico e coordenador do educativo do Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos, de Belo Horizonte (MG).
Para tirar dúvidas ou mais informações: Instagram @museudeartesacramt
Inscrições para as ações e oficinas: https://linktr.ee/masmt
Programação completa de todos os museus do Estado, disponibilizada no site do Ibram: Link AQUI
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá

O mercado imobiliário está em constante evolução, buscando formas de tornar a aquisição de imóveis mais acessível ao público. Em meio a condições especiais de financiamento e facilidades na negociação, a utilização de veículos como parte do pagamento da entrada passou a ser uma alternativa concreta em Cuiabá.
Acompanhando essa tendência, a incorporadora Essence Urbanismo lançou uma campanha que permite a avaliação de até 100% da Tabela Fipe para o veículo oferecido como entrada na compra de terrenos. A ação é válida para o empreendimento Essence Bella Vita, localizado na Avenida das Torres, uma das regiões com maior potencial de valorização da capital mato-grossense.
O projeto conta com 537 lotes, com metragens entre 180m² e 334m², e foi desenvolvido com um conceito arquitetônico que valoriza a convivência, o bem-estar e a funcionalidade, sem abrir mão da sofisticação.
A proposta também visa incentivar pessoas que desejam vender o carro a considerarem a conversão desse bem em um patrimônio duradouro. A orientação é que os interessados consultem um corretor credenciado para obter todas as informações sobre critérios de avaliação e aceitação do automóvel.
De acordo com os Indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC/FIPE), o número de unidades novas lançadas no 2º trimestre de 2025 aumentou 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em termos de valor, a alta foi ainda maior, de 19,1%.
“O uso de veículos como parte do pagamento na aquisição de imóveis tem se mostrado uma alternativa viável e estratégica, especialmente em um mercado como o de Cuiabá, que está em plena expansão. Muita gente tem um carro na garagem que representa um valor significativo, mas não enxerga esse bem como uma oportunidade real de alavancar um patrimônio mais sólido e duradouro”, destaca José Paulo, diretor comercial da Essence Urbanismo.
Essence Bella Vita
A estrutura tem piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet temáticos, sala de jogos, academia completa, beauty space, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. Uma das novidades para os moradores é que além das churrasqueiras, o projeto tem também uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, onde é possível fazer churrasco estilo fogo de chão. Mais de 160 unidades foram comercializadas em tempo recorde.
Para quem deseja conhecer cada detalhe do projeto antes de comprar, a Essence Urbanismo oferece uma sala de imersão com maquete virtual 3D interativa, que mostra com precisão a planta do condomínio, áreas comuns e espaços de lazer. A experiência está disponível na sede da incorporadora, na Av. Rússia, 88 – Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
Sobre a Essence Urbanismo
Presente em mais de 37 cidades brasileiras, a Essence Urbanismo já marca presença em diversas regiões de Mato Grosso, com empreendimentos em Paranatinga, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Sinop e Sorriso. Em breve, Várzea Grande também receberá investimentos da incorporadora.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
GERAL2 dias atrás
TNT Energy Drink acelera a expansão no universo do basquete com embalagens exclusivas temáticas da NBA no Brasil