MATO GROSSO
Museus estaduais de Arte Sacra e de História Natural estarão abertos neste fim de semana
MATO GROSSO
Para quem busca uma programação cultural no fim de semana em Cuiabá, duas opções de lazer são os museus estaduais de Arte Sacra e de História Natural, que estarão abertos no sábado (30) e no domingo (31.03) para visitação. Com funcionamento durante o dia todo, os espaços culturais preservam a memória mato-grossense, seja pelo acervo da história religiosa do povo quanto pelo resgate da identidade dos povos originários e da biodiversidade do Estado. Apenas na sexta-feira santa (29.03) os espaços culturais fecham ao público.
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é um espaço onde o público poderá conhecer mais sobre a história da religiosidade do povo mato-grossense. O museu guarda parte do acervo remanescente de algumas igrejas de Cuiabá, como a antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968. Outro espaço é a sala do Santo Papa João Paulo II, que contém fotos com registros de importantes momentos de sua vida, além da vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante a visita a Cuiabá.

Há ainda o ambiente com mobiliários, pinturas, vestuário e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa, que fez do Seminário Nossa Senhora da Conceição sua residência. Datados do século XIX e XX, o espaço possui fotografias, documentos e publicações que trazem momentos históricos e solenes de Dom Aquino.

O Museu de História Natural de Mato Grosso possui exposições permanentes que abordam a pré-história, populações originárias e diversidade cultural dos povos indígenas. Também possui acervo que conta a história da Casa Dom Aquino, onde está instalado o equipamento cultural.
Na área externa, o passeio ao espaço inclui atrações como duas réplicas de esqueletos de dinossauros em tamanho real, trilha até o Rio Cuiabá e lago do Homem do Holoceno (que recria cenas cotidianas dos povos pré-históricos em esculturas de argila), além de trilha sensorial e parquinho para as crianças.
Todo sábado pela manhã, o Museu de História Natural oferece atividades gratuitas para o público. A programação desta semana, no dia 30 de março, inclui Oficina de Mandalas e Prática de Yoga, ambas com a proposta de proporcionar bem estar físico e emocional para os participantes. As inscrições abrem às 17h desta quarta-feira (27.03), através deste LINK.

Serviço
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Endereço: Praça do Seminário, na Rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino, Cuiabá
Funcionamento: Quarta a domingo, das 9h às 17h
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Mais informações: Telefone (65) 3052-6528 / (65) 99965-0319 para mensagens / Instagram @museudeartesacramt
Museu de História Natural de Mato Grosso
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, Jardim Europa, Cuiabá
Funcionamento: Quarta a sábado, das 8h às 18h
Entrada para visitar exposições de longa duração: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) Entrada gratuita: Domingos e feriados. Área verde, parquinho e atrações da área externa
Inscrições para oficinas: https://linktr.ee/mhnmt
Mais informações: Telefone (65) 99686-7701 para mensagens/ Instagram @museuhistorianaturalmt
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.
A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.
A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,
redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.
“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.
Outros projetos ambientais
No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.
Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.
O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.
Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.
As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.
SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.
Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br
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