Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mutirão ‘Conciliação Interligue Já’ inicia nesta segunda (11)

Publicados

MATO GROSSO

Começa nesta segunda-feira (11) o primeiro Mutirão de Conciliação **Interligue Já**, com o objetivo de agilizar a conexão das edificações à rede coletora de esgoto. Duzentos e cinquenta proprietários de imóveis nos bairros Bosque da Saúde, Jardim Aclimação e Jardim das Américas, em Cuiabá, foram notificados a comparecer no Complexo dos Juizados Especiais Desembargador José Silvério Gomes, no Centro Político Administrativo, até o dia 14 de novembro. O atendimento será realizado das 13h às 17h.

A promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa informou que o Ministério Público solicitou ao Poder Judiciário a realização das audiências para tentar uma conciliação.

“**Durante as audiências serão apresentadas propostas para a rápida e correta interligação do esgoto das edificações à rede pública disponível na localidade**”, explicou a promotora de Justiça.

Ela ressaltou que os moradores que se recusarem a realizar a interligação poderão ser responsabilizados no âmbito criminal. O artigo 45 da Lei do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) obriga o usuário a fazer a conexão do seu esgoto à rede pública para o devido tratamento.

Leia Também:  Polícia Civil indicia oito pessoas pela morte de quatro rapazes do Maranhão

“O processo de conexão dos imóveis à rede pública de esgoto é crucial para garantir o tratamento adequado dos efluentes, antes de serem retornados aos rios, melhorando a qualidade dos cursos d’água e a saúde pública”, destacou.

Até o final deste ano, 94% das residências de Cuiabá terão cobertura de rede de esgoto. O prazo estabelecido pela legislação para que os proprietários realizem a interligação à rede coletora é até dezembro de 2025. No entanto, até o momento, menos de 50% da população de Cuiabá já cumpriu com a obrigação.

A promotora de Justiça acrescentou que o MPMT tem buscado resolver essa demanda de forma extrajudicial e enfatizou a importância de seguir todas as normas locais e contratar profissionais qualificados para realizar a interligação à rede de esgoto, garantindo a eficiência do sistema e evitando problemas futuros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra investigados por pornografia infantil por meio de rede social

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA