MATO GROSSO
“Nossos investimentos na Infraestrutura não somam só 100% do valor do Fethab, mas 110%”, afirma governador
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes afirmou que o Governo de Mato Grosso investiu em Infraestrutura, em 2021, valores acima do que foi arrecadado via Fundo de Transporte e Habitação (Fethab), com aportes também da Fonte 100.
O balanço foi feito durante o encerramento do 16º Circuito Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), na noite de segunda-feira (06.06), que reuniu produtores rurais, empresários e políticos em Cuiabá.
“Em 2021, nós arrecadamos do Fethab Commodities que os senhores pagam R$ 2,077 bilhões. Em Infraestrutura, na Sinfra, o Governo do Estado de Mato Grosso investiu R$ 2,273 bilhões”, apontou.
Mauro Mendes destacou que o fundo existe há muitos anos, mas nem sempre foi destinado para a sua principal finalidade, que é o investimento em Infraestrutura para melhorar a logística e a competitividade da produção agrícola, além de trazer mais qualidade de vida à população.
“Pela primeira vez, depois de 22 anos da criação desse fundo, os investimentos do Governo do Estado em Infraestrutura – com recursos do Fethab e da Fonte 100 – são maiores do que 100% do que foi arrecadado via Fethab, somando 110%. Vamos fechar o ano com 2500 km de rodovias pavimentadas. Nenhum estado brasileiro chega perto disso”, relatou.
Conforme o governador, esses investimentos têm tirado do papel muitas obras aguardadas há décadas pela população de todas as regiões do estado, desde asfalto novo, conservação, construção de pontes, substituição de pontes de madeira, entre outras.
“São pontes sonhadas, planejadas e prometidas há décadas, e que não foram feitas. Como a Ponte do Rio das Mortes, que daqui há poucos meses vai estar pronta, que vai fazer com que o setor produtivo chegue aos diversos cantos do Araguaia de forma mais rápida e menos onerosa”, exemplificou.
O deputado estadual Gilberto Cattani também falou da importância dos investimentos do Governo de Mato Grosso para o setor produtivo.
“Nosso estado havia sido vilipendiado, assaltado, e essas pessoas nunca se preocuparam com a população mato-grossense. Pela primeira vez, você produtor, quando paga o seu Fethab, consegue ver um retorno. Antes você pagava e não tinha esse retorno”, destacou.
Também participaram do evento: o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore; os senadores Wellington Fagundes e Fábio Garcia; os deputados estaduais Valmir Moretto e Xuxu Dal Molin; os secretários de Estado Rogério Gallo (Fazenda) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente).
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrásEm júri popular, movimentos sociais condenam empresas por danos à Amazônia e seus povos
-
MATO GROSSO7 dias atrásCONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
-
MATO GROSSO7 dias atrásCampeonato de kickboxing 100% profissional reúne 14 lutas e disputa de cinturão no Palácio das Artes Marciais
-
MATO GROSSO7 dias atrásAssembleia Legislativa homenageia Intermat pelos 50 anos e SINTAP-MT destaca legado dos servidores na construção fundiária do Estado
-
ARTIGOS7 dias atrásNova técnica de biópsia de próstata oferece mais segurança e precisão